Categorias

Blog Post

O mundo deu quatro oscars à Petrobrás, já Bolsonaro, Globo, PSDB e Moro querem destruí-la! – por Emanuel Cancella
Opinião

O mundo deu quatro oscars à Petrobrás, já Bolsonaro, Globo, PSDB e Moro querem destruí-la! – por Emanuel Cancella 

Por Emanuel Cancella

O tucano FHC, na década de 90, com apoio da Globo, tentou privatizar a Petrobrás, para tanto a Globo fez campanha gigante, como comparar a empresa a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás.

Não conseguiram! Os petroleiros barraram a Privataria Tucana com a maior greve da historia, de 32 dias, inclusive enfrentando o TST, que, na ocasião, impôs aos sindicatos multa astronômica de R$ 100 mil reais, por dia de greve (8).

Mas a grande resposta dos petroleiros veio com o desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal.

Pela tecnologia inédita no mundo de produção de petróleo em águas profundas, e no pré-sal os petroleiros ganharam 4 prêmios da OCT, considerados o Oscar da indústria do petróleo (1).

Aliás,  seria importante saber se a Petrobrás está cobrando, pelo uso da tecnologia de água profunda e do pré-sal, as petroleiras estrangeiras que estão produzindo no pré-sal.

O então deputado Bolsonaro falou, na Globo, em fuzilar FHC por vender estatais e petróleo (3). Assim muitos trabalhadores das estatais votaram em Bolsonaro para presidente, achando que suas empresas e empregos estariam garantidos, entretanto Bolsonaro eleito faz o contrário, em plena pandemia quer vender todas estatais, já vendeu a Br Distribuidora demitiu milhares de funcionários e reduziu salários. (4,5).

O primeiro Diretor Geral da ANP, David Zilbestain, ex-genro de FHC, falou à imprensa na estréia da Agência: “O petróleo é Vosso” (2).

A Globo, em editorial de 2015: O pré-sal pode ser patrimônio inútil (10).

O tucano José Serra, então candidato à presidência, em 2009, foi flagrado e denunciado pelo Wikleaks prometendo favores à petroleira americana Chevron, em prejuízo da Petrobrás (6). Serra não pode cumprir a promessa, pois perdeu a eleição, mas depois do golpe contra Dilma, o senador Serra articulou e aprovou a lei 4567/16, cumprindo então a promessa com a Chevron.

Já o ex juiz Sergio Moro foi denunciado em 2016 pelo saudoso e corajoso cientista político, Moniz Bandeira:  ‘Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil’ (9)

Na verdade, estamos retomando a campanha do petróleo, que resultou na criação da Petrobrás em 1953.

Segundo a saudosa médica Maria Augusta Tibiriçá, membro da campanha do petróleo, autora do livro  “O Petróleo é Nosso!” , onde escreveu: “ A Luta do Petróleo não Termina Nunca!”.


Fonte:

1 – https://portalclubedeengenharia.org.br/2020/02/08/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-petrolifera-offshore-mundial/#:~:text=Petrobras%20conquista%20o%204%C2%B0%20Oscar%20da%20ind%C3%BAstria%20petrol%C3%ADfera%20offshore%20mundial,-Clube%20de%20Engenharia&text=A%20Petrobras%20foi%20notificada%20hoje,em%20%C3%A1guas%20profundas%20do%20mundo.
2 – http://www.aepet.org.br/noticias/pagina/9862/No-a-Venda-do-Petrleo-do-Brasil
3 – https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/
4 – https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/02/bolsonaro-quer-vender-o-brasil-denuncia-cut/
5 – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/br-distribuidora-pressiona-funcionarios-a-aderir-a-pdv-sem-dizer-qual-salario-terao-apos-cortes.shtml
6 – https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2010/12/wikileaks-serra-prometeu-mudar-regras-do-pre-sal-para-privilegiar-petroleiras/
7 – https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2078295
8 – https://fup.org.br/1995-a-maior-greve-dos-petroleiros/
9 – https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Moniz-Bandeira-Moro-e-Janot-atuam-com-os-Estados-Unidos-contra-o-Brasil-/4/37381
10 – https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ. 

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


Tribuna recomenda!

NOTA DO EDITOR: Quem conhece o professor Ricardo Cravo Albin, autor do recém lançado “Pandemia e Pandemônio” sabe bem que desde o ano passado ele vêm escrevendo dezenas de textos, todos publicados aqui na coluna, alertando para os riscos da desobediência civil e do insultuoso desprezo de multidões de pessoas a contrariar normas de higiene sanitária apregoadas com veemência por tantas autoridades responsáveis. Sabe também da máxima que apregoa: “entre a economia e uma vida, jamais deveria haver dúvida: a vida, sempre e sempre o ser humano, feito à imagem de Deus” (Daniel Mazola). Crédito: Iluska Lopes/Tribuna da Imprensa Livre.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *