Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

“O MEDO” – por Carlos Barreto
Correspondentes, Destaques

“O MEDO” – por Carlos Barreto

Por Carlos Barreto –

Quantas vezes ao dia nos deparamos por uma sensação tão estranha, desconfortável, de suores frios de pânico, a que chamamos “medo”.

O ser humano sem medo torna-se incontrolável, torna-se um cavalo à solta que não mede riscos, não mede respeito, não mede obstáculos, imagine-se alguém que se apresenta demolidor, controlador, manipulador que “eu quero posso e mando”. Todos nós somos falíveis, todos nós somos amor e ódio, depende do dia, da hora e da circunstância.

O “medo” foi algo concebido para controlar multidões, para nos inibir de sermos o todo poderoso, de humilharmos terceiros, de manipularmos mentes humanas e de nos tornarmos ditadores do nosso sistema.

O ser humano precisa de controles para ser sociável, para se tornar humano, caso contrário, torna-se uma arma de arremesso sem eira nem beira.

Por outro lado o medo, além de inibir e controlar as mentes mais fracas e ignorantes, torna-nos imbecis, pois leva-nos a extremos que nos tornam dependentes, que nos manipula vontades, opiniões, desejos e quereres.

Há que haver um meio termo, costuma-se dizer no centro estão as virtudes, precisamos de ferramentas externas, que nos elevem ao mais puro sentido do razoável e que nos diferencie como seres mortais.

O ser humano precisa de cor, de vida, de humanidade e com ou sem medo precisa ser feliz.

É tão pouco o que precisamos para ser felizes, precisamos de pessoas, precisamos de nos tornar gente de verdade, com erros, com virtudes, com medos e essencialmente com verdade.

Hoje é o dia de alguém tão especial, tão eterna, tão memorável, que me apetece dizer.

Soltem as amarras e com medo sejamos felizes.

CARLOS BARRETO –  Consultor de Comunicação; Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional em Lisboa, Portugal.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *