Por Michelle Meneses –
“A Justiça pode ser Cega, mas não é Tola.” (Ministro Alexandre de Moraes)
Placar do Julgamento da Inelegibilidade: 5 X 2.
Jair Bolsonaro, ex Presidente da República, foi Julgado INELEGÍVEL por 8 anos, a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi baseada numa ação ajuizada pelo PDT, sobre os ataques feitos pelo então Presidente contra o sistema eleitoral em reunião com embaixadores estrangeiros realizada em Julho de 2022 no Palácio da Alvorada.
Com mais de 300 páginas, o longo, meticuloso, contundente e impecável voto do relator da ação, Ministro Benedito Gonçalves também levou em consideração o “conjunto da obra” de Bolsonaro, que ao longo de seu nefasto mandato presidencial, atacou violentamente as instituições e o próprio Estado Democrático de Direito.
O Ministro Relator, Benedito Gonçalves disse em seu Voto:
” Não ser possível fechar olhos para mentiras e discurso violento.”
Também afirmou que “Bolsonaro foi ‘integralmente’ responsável por reunião com embaixadores.”
O relator do caso ainda afirmou que “com as falas feitas em discursos, não só coordenadas nas lives de 2021 e 2022, existe um flerte perigoso com o golpismo”.
Sobre Bolsonaro, o Ministro Benedito Gonçalves disse:
“Golpista em sua essência e perigosamente compatível com a lógica defendida pelo primeiro investigado.”
O último Voto do Julgamento foi proferido pelo Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes em tom forte e categórico ao afirmar que o uso da “Máquina de desinformação do Governo Bolsonaro pelas redes sociais” para atacar o sistema eleitoral brasileiro.
“Presidente da República que ataca a lisura do sistema eleitoral que sempre o elegeu”
Sobre as falas de Bolsonaro na reunião com os Embaixadores no Palácio do Alvorada, o Ministro disse:
“Divulgação de Mentiras, Informações Fraudulentas”
“Encadeamento de Mentiras, Notícias Fraudulentas”
“Desinformação no sentido de angariar Votos”
“Produz uma notícia Fraudulenta com verniz de veracidade, e você usa sua máquina nas redes sociais como ‘ Verdade’.”
Sobre a Liberdade de Expressão:
” Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão, Não é ataque à Democracia, ao Poder Judiciário independente.”
Durante seu voto, O Ministro Alexandre de Moraes ainda citou o livro ” Os Engenheiros do Caos” de Giuliano Da Empoli; esse é meu livro de cabeceira e que sempre indico nos meus textos, a obra aborda o poder e o uso por parte da extrema-direita das redes sociais na disseminação de Desinformação e Fake News.
Os votos contrários à inelegibilidade foram dos Ministros Bolsonaristas do TSE, Raul Araújo e Kassio Nunes Marques, que foram totalmente descolados da realidade e sem fundamentos jurídicos consistentes.
Bolsonaro foi Acusado e Condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em razão da reunião que fez com embaixadores estrangeiros poucos meses antes da Eleição de 2022.
Bolsonaro acreditava piamente que seria Reeleito, sendo assim cometeu diversos crimes eleitorais, políticos e comuns, com a ” certeza ” de que ficaria totalmente Impune às garras da Justiça.
Hoje o jogo político virou contra Bolsonaro.
Até 2030 Bolsonaro Não poderá concorrer a nenhuma Eleição.
Tornar Bolsonaro inelegível é o primeiro passo para que ele comece a pagar pelos seus crimes.
O futuro de Bolsonaro será repleto de processos na Justiça comum, e quem sabe até mesmo uma prisão.
A Inelegibilidade é ainda muito pouco diante de todas as atrocidades cometidas por Bolsonaro, ao longo dos piores 4 anos da história política brasileira.
Bolsonaro, o Golpista, conspirou, atacou, ofendeu, insultou e promoveu a Violência Política no Brasil durante todo o seu mandato presidencial.
Bolsonaro tentou Golpear a Democracia, com seus ataques infundados sobre o sistema eleitoral brasileiro, com seu discurso Fascista e com a ampla disseminação de Fake News.
Bolsonaro além da criminosa condução da Pandemia da Covid-19, foi o MENTOR da Tentativa de Golpe de Estado em 8 de janeiro, está sem mandato, sem foro privilegiado, sem mobilização dos seus fanáticos seguidores, enfraquecido e temeroso pelos desdobramentos dos muitos processos judiciais que deverá enfrentar e certamente pagará pelos crimes cometidos contra o povo e o Estado Democrático brasileiro.
Desde que foi derrotado Democraticamente nas Urnas, Bolsonaro tornou-se um fantasma político!
Ele sabe que cometeu vários crimes!
Ele sabe que corre o risco de ser PRESO!
Após sua temporada de “fuga” nos Estados Unidos, Bolsonaro voltou ao Brasil para “liderar ” a extrema-direita, bem como fazer oposição ao Governo Lula.
Até agora não fez nem uma coisa e nem outra!
É certo que Bolsonaro como um ator político está fragilizado, sem poder e muito menos sem todos os privilégios inerentes ao exercício de um mandato eletivo.
Mesmo diante desse quadro político/jurídico nebuloso, o Presidente do PL, Valdemar Costa Neto já contabiliza os ganhos que seu partido poderá obter com a inelegibilidade de Bolsonaro!
Uma vez inelegível, Bolsonaro usará a narrativa de ” perseguido político ” pelo sistema, vai atacar o TSE e o STF dizendo que NÃO são imparciais, e desempenhará o papel de “Vítima” de um sistema corrompido.
Tudo de acordo com sua narrativa distorcida da realidade!
Em recente discurso, Valdemar Costa Neto afirmou: “Com a força do Bolsonaro, vamos chegar a 1.400 ou 1.500 prefeitos no Brasil. Nós vamos bater o recorde de tudo. Eu tenho dito em Brasília, nas próximas eleições, ninguém tira a eleição da direita”.
A extrema-direita brasileira chegou ao Poder com a vitória de Bolsonaro em 2018, se fortaleceu durante 4 anos com a disseminação de mentiras, desinformação, teorias da Conspiração e Fake news; arregimentou simpatizantes por todo o país, e o PL Partido comandado pelo pérfido Valdemar Costa Neto, soube como ninguém perceber tais movimentos e “surfar na onda” dos bolsonaristas.
Será que Bolsonaro ainda tem toda essa “força política”?
Será que Bolsonaro estará preso nas próximas eleições brasileiras?
São muitas as questões envolvidas que definirão o futuro político de Bolsonaro!
Mas podemos afirmar que Bolsonaro não exerce tanto poder político como num passado recente!
A maioria de seus apadrinhados políticos querem manter uma distância considerável da figura tóxica de Bolsonaro!
O Bolsonarismo é uma ideologia baseada no lema Fascista ” Deus, Pátria e Família “, que encontrou solo fértil e seu abrigo perfeito numa sociedade Escravocrata, Preconceituosa, Elitista e Conservadora.
Bolsonaro é um sujeito Cruel, que alimentou e trouxe a tona o que existe de Pior e mais Perigoso dentro de seus fanáticos seguidores, que vivem numa realidade paralela totalmente desconectados com o mundo real.
O perfil dos seguidores da seita Bolsonarista: Falsos Moralistas, Falsos Cristãos, Xenófobos, Homofóbicos, Machistas, Violentos, Antivacina e com Discurso de Ódio afiado e direcionado para todos aqueles que não comungam de suas ideias criminosas!
Bolsonaro é a Exata Régua Moral de uma parcela da sociedade brasileira: Desonesto com postura Moralista, Fascista com Discurso Cristão.
Combater esse tipo de gente e ideologia deve ser primordial para a manutenção da Democracia e de um convívio social minimamente saudável no país.
Os eleitores brasileiros deverão redobrar às atenções nos candidatos nas eleições municipais de 2024.
Não podemos permitir que se repita a tragédia das Eleições legislativas de 2022, onde o pior e mais reacionário Parlamento foi eleito para o Congresso Nacional.
Nossa jovem Democracia ainda corre sérios riscos nas mãos de representantes políticos Inescrupulosos, Golpistas e Autoritários!
🚫Ditadores, Golpistas, Autocratas são usurpadores do Poder, que muitas vezes se utilizam do próprio sistema político, por exemplo, a Eleição, para corroer os preceitos basilares da democracia, desacreditando e até mesmo sabotando o regime democrático; com o único objetivo de se manter a todo custo no Poder e no comando da nação, para assim, satisfazer seus interesses pessoais.
Bolsonaro não suporta o convívio democrático!
Ele Nunca escondeu o desejo de ser um Ditador!
O Bolsonarismo levou o país à barbárie que hoje vivenciamos com o crescimento da violência política, dos ataques covardes às escolas, o aumento absurdo de feminicídios, bem como a explosão de células NeoNazistas por todo o Brasil.
🗣Bolsonaro empoderou e deu voz para que Golpistas, Criminosos e Machistas violentos pudessem espalhar seu discurso de ódio por todos os lugares, especialmente nas redes sociais.
Bolsonaro representa tudo o que existe de Pior e mais Perigoso na política brasileira!
Jair Bolsonaro está inelegível, enfraquecido politicamente, mas o Bolsonarismo ainda resiste como uma ideologia retrógrada, portanto a partir de agora, combater essa ‘seita’ política perigosa que representa uma ameaça à Democracia é fundamental para o futuro da política brasileira.
Seguimos na luta para combater o Bolsonarismo!
Hoje a Justiça foi Feita!
Hoje a Democracia brasileira foi Salva!
O lugar do Fascista Tupiniquim é na Cadeia!
MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Muito além do relatório
Com que taça eu vou?
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo