Por Cacau de Brito

Nos últimos anos o extremismo político cresceu de forma alarmante no Brasil e no Mundo.

Políticos e seus apoiadores carregam posicionamentos e falas, muitas vezes incoerentes, mas sempre radicais e antidemocráticas, fomentando uma verdadeira guerra ideológica.

O Extremismo e o Radicalismo estão levando o país para uma grave crise política. Os radicais não apresentam soluções para problemas que realmente são importantes para a população como a fome, a miséria, violência e desemprego. Possuem pensamentos antidemocráticos, que não respeitam a Constituição. Estamos vendo manifestações políticas pelo Brasil com ideias antidemocráticas, como o fechamento do STF.

O aumento do discurso de ódio propagado por grupos radicais, é profundamente ruim para a construção de uma sociedade igualitária, que respeita as opiniões contrárias e, principalmente, respeita os direitos humanos.

As ideologias extremistas sempre foram responsáveis por tragédias que já aconteceram na história.

O que estamos vendo são líderes que propagam o discurso de ódio e multidões que seguem essas ideias, ao invés de pensarem em um modo civilizado de forma uma nação mais justa, com menos desigualdade. Os políticos deveriam utilizar o papel importante que possuem na sociedade para dialogar mais com a população de forma mais responsável.

Perseguição aos jornalistas, à educação e ciência, apologia à tortura e à ditadura militar, são alguns dos pontos que os políticos radicais estão fazendo no nosso país. Os ministros do STF, políticos responsáveis e a população precisam se unir para combater o radicalismo no Brasil! Não podemos deixar que o ódio cresça ainda mais na nossa sociedade. A democracia está frágil.

Precisamos lutar para fortalecer a Democracia, que tem falhas sim, mas mesmo assim é o melhor sistema. O radicalismo, sendo ele de esquerda ou direita é muito ruim para qualquer nação.

No Brasil vivemos dias tensos devido o radicalismo, é necessário unir as forças para defender e buscar aperfeiçoar a democracia, essa é a melhor saída para viver em um país livre e com liberdade.

CACAU DE BRITO é advogado, escritor, membro da Igreja Batista do Recreio e do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda – SMTE, no Rio de Janeiro e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, em duas legislaturas. Fundador da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. Colaborador do Projeto Cristolândia, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes, dirigido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro.


Tribuna recomenda!