Categorias

Blog Post

O discurso do presidente eleito e as commodities – por Wladmir Coelho
LULA. (Agência Brasil)
Colunistas, Política

O discurso do presidente eleito e as commodities – por Wladmir Coelho 

Por Wladmir Coelho

Um aspecto pouco explorado pela imprensa “livre” (que tenta a todo custo retirar do povo a vitória e repassá-la a senadora Simone Tebet) foi a referência do presidente eleito ao fato superação da condição brasileira de exportador de commodities. Este ponto é muito importante e vou destacar destas commodities o PETRÓLEO e o MINÉRIO DE FERRO ambos estratégicos.

Um e outro carregam a condição de matéria-prima e por isso mesmo guardam em si a base de um trabalho futuro. Tradicionalmente o Brasil – como qualquer outro exportador de commodities – realiza os trabalhos primários, ou seja, a extração recebendo, por isso mesmo, o valor relativo a este tipo de atividade.

A imprensa “livre” sempre bate na tecla da geração de empregos e renda como justificativa para o aprofundamento desta atividade. Este fato é mentira? Não. Realmente as atividades primárias geram empregos e renda, mas SOMENTE O NECESSÁRIO PARA ESTE FIM. Emprego em maior escala vamos observar nos países que importam a matéria-prima transformada em aço, ferro, diferentes tipos de combustíveis, produtos químicos diversos necessários a todo tipo de indústria.

EM SUMA: EXPORTAR MATÉRIA-PRIMA (COMMODITIES) SIGNIFICA EXPORTAR EMPREGOS QUE SERIAM DOS TRABALHADORES BRASILEIROS.

WLADMIR COELHO – Professor do Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG; Superintendente de Juventude da SEE-MG; Editor do blog Política Econômica do Petróleo e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2018 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *