Por Sérgio Cabral Filho

O primeiro passo é sempre o mais difícil. E foi o que a Câmara dos Deputados do Brasil alcançou na noite/madrugada de quinta para sexta-feira passada.

Uma façanha tida como impossível por parte dos formadores de opinião. Tinham razão em ter ceticismo. Afinal, foram anos de tentativas inglórias. E cada vez mais gambiarras foram incluídas na legislação tributária brasileira.

Aumentando uma salada de letrinhas de impostos que leva os empreendedores do país a sofrer barbaramente para entendê-los e pagá-los.

Pois bem. A façanha foi concluída com êxito!

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comandou todo o processo de negociação com tranquilidade, pulso firme, ouvindo todas as partes interessadas, e não eram poucas! Fez uma boa dobrada com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator obstinado e disciplinado que nos últimos dias e horas antes da aprovação da matéria foi hábil para que a essência da reforma não se perdesse.

O presidente Lula dedicou-se ao desafio com obstinação. O ministro Fernando Haddad habilmente ouviu a todos mas não perdeu o foco em simplificar a tributação brasileira, como também, e o mais importante, relevante e indispensável: fazer justiça social. No Brasil, os pobres pagam proporcionalmente mais impostos que os ricos.

Agora a matéria segue para o Senado Federal e lá será debatida exaustivamente. É a Casa dos Estados. Como se sabe, são 3 senadores por cada estado brasileiro que irão se debruçar sobre os prós e contras do que foi aprovado na Câmara.

Tive a honra de ocupar uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro. Conheço a qualidade e competência dos funcionários da Casa, acompanho com entusiasmo o desempenho do presidente, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Homem de diálogo e pulso firme.

O Senado vai consagrar esse grande momento do Brasil. Os investidores estrangeiros passarão a ver o país com outros olhos.

Até ou sobretudo os advogados tributaristas, contadores e auditores agradecem a simplificação da legislação tributária.

SÉRGIO CABRAL FILHO é jornalista, político, colunista e membro do conselho consultivo desta Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!