NOTA PÚBLICA –

À Cuba socialista nosso respeito, admiração, solidariedade e muito carinho.

Anuncia-se mais um ataque terrorista contra os cubanos e o regime vitorioso dessa heroica ilha caribenha. O presidente de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, fez uma declaração a membros do Governo após as massivas manifestações realizadas no país. O presidente descreveu esses protestos como uma tentativa de desestabilização promovida nos Estados Unidos.

Apesar de sofrer um covarde e cruel bloqueio econômico há quase 60 anos Cuba resiste e promove o desenvolvimento equitativo de seu povo, sem miséria ou riquezas. Durante a pandemia Cuba, com seu desenvolvido sistema de saúde desenvolveu suas próprias vacinas e, apesar das carências, detém números comparativamente com outros países mais ricos e desenvolvidos invejáveis. A letalidade acumulada em Cuba é de 137,40 por um milhão de pessoas, ou seja comparativamente com os demais países 0,64, enquanto a letalidade nas Américas está em 2,64, ou seja 1505,29 a cada milhão de habitantes e no mundo são anotados 615,32, por milhão de habitante, qual seja 2,16.

Há poucas horas, oportunistas e arautos do caos, voltaram à cena da comunicação com uma suposta preocupação por Cuba e pedindo ajuda e liberdade. São as mesmas vozes sem eco no coração do nobre povo cubano, que há mais de 60 anos é vítima do #GenocideBlocking imposto pelo império norte-americano. E que tem crescido face a todas as adversidades, levando adiante uma sociedade modelo na ética e na moral. Mas também sendo um país solidário com o mundo, mobilizado apenas por profundos sentimentos de amor.

Esse mesmo sentimento nos leva hoje a levantar nossas vozes mais uma vez para exigir que o Governo dos Estados Unidos elimine o marco das mais de 200 medidas de bloqueio econômico e sabotagem contra Cuba.

Hoje a ilha foi atingida pela voracidade do vento furacão da Tempestade Elsa, afetando a produção do campo. Além disso, sua população vive a mesma pandemia Covid 19, mas sem as mesmas possibilidades de produção ou aquisição de medicamentos e insumos devido às políticas injustas e assassinas do bloqueio, criando uma situação de emergência sanitária, que agora é tida como bandeira política. Por isso os povos do mundo são irmãos do heroico povo cubano, somos e sempre seremos solidários e, por isso, expressamos nosso apoio contundente ao governo e ao povo cubano. Que ele não precisa de nenhuma ajuda falsa de Miami ou dos corredores humanitários. Cuba exige e merece decidir seu destino como puder livremente. E que o bloqueio seja removido agora! Só então poderá toda a ajuda necessária para salvar a vida de milhares de pessoas afetadas. Essa é a verdadeira ajuda. Remova o bloqueio agora!

TODOS COM CUBA SOCIALISTA.

SOLIDARIEDADE COM CUBA.

EMERGÊNCIA DE SAÚDE.

ABAIXO O BLOQUEIO.

# EXCLUIR O BLOCO

# CUBANOESTASOLA

 

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2021.

 

Daniel Mazola Fróes de Castro

Presidente e Editor-chefe

Luiz Carlos Prestes Filho

Diretor Executivo

Siro Darlan de Oliveira

Editor e Diretor de Jornalismo

 


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).


SIRO DARLAN DE OLIVEIRA – Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.


Tribuna Recomenda!