Por Lincoln Penna –
Carta Aberta às entidades democráticas e populares a aos movimentos sociais.
O MODECON (Movimento em Defesa da Economia Nacional) propõe a formação de um pacto de unidade e ação pluripartidário em defesa da democracia.
Neste ano de 2022 teremos eleições e precisamos estar atentos a toda e qualquer tentativa de criação de embaraços visando à realização do processo eleitoral. Para tanto, é necessário a criação de uma rede consistente com vistas a barrar os propósitos antidemocráticos.
A realização dos pleitos eleitorais é uma das garantias do povo em um sistema democrático, mas não é a única condição para a existência de uma democracia verdadeiramente popular. Nesta, a organização e mobilização do eleitorado e da cidadania em geral para fazer valer as suas reivindicações torna-se indispensável.
Por essa razão é urgente que todas as entidades associativas e o conjunto dos movimentos sociais constituam desde já esse pacto. Trata-se de um fórum de acompanhamento da campanha eleitoral, em um cenário a reunir as condições propícias para confrontos promovidos pelos atuais governantes com conseqüências imprevisíveis, o que sugere redobrados cuidados.
Para as organizações populares que se identificarem com os termos desta Carta Aberta conclamamos que cerrem fileira em torno do cumprimento dos preceitos democráticos; de modo a somar-se à cidadania, freqüentemente ofendida pelos atuais ocupantes do poder executivo.
Diante desse quadro de agressão aos valores fundamentais da vida e da dignidade humana agredidas pelo atual governo, a união das forças sociais e populares é inadiável. Imperioso o início das tratativas organizacionais já no limiar do ano que se inicia, convencidos estamos de que só com a organização do povo, superando os inevitáveis entraves político-partidários, teremos possibilidade de evitar a marcha do retrocesso em curso.
Lincoln Penna – presidente do MODECON
LINCOLN DE ABREU PENNA – Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Conferencista Honorário do Real Gabinete Português de Leitura; Professor Aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon); Vice-presidente do IBEP (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos); Colunista e Membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Tribuna recomenda!
NOTA DO EDITOR: Quem conhece o professor Ricardo Cravo Albin, autor do recém lançado “Pandemia e Pandemônio” sabe bem que desde o ano passado ele vêm escrevendo dezenas de textos, todos publicados aqui na coluna, alertando para os riscos da desobediência civil e do insultuoso desprezo de multidões de pessoas a contrariar normas de higiene sanitária apregoadas com veemência por tantas autoridades responsáveis. Sabe também da máxima que apregoa: “entre a economia e uma vida, jamais deveria haver dúvida: a vida, sempre e sempre o ser humano, feito à imagem de Deus” (Daniel Mazola). Crédito: Iluska Lopes/Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo