Redação

Banhistas seguem ‘trenzinho da alegria’ em Ubatuba, litoral de São Paulo. Região tem grande fluxo de visitantes no feriado de 7 de setembro, mesmo durante a pademia de covid-19

As estradas paulistas que levam ao litoral registraram longos congestionamentos neste fim de semana prolongado do feriado de 7 de Setembro. A concessionária Ecovias registrou a passagem de cerca de 215 mil veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar à Baixada Santista até meio-dia deste domingo (6.set.2020).

De manhã, a Rodovia Imigrantes teve tráfego congestionado no sentido litoral da altura do Km 28 ao 32. Segundo  Ecovias, a Via Anchieta também ficou congestionada no sentido Baixada Santista, da altura do Km 29 ao 31. O fluxo intenso contradiz a orientação do governo estadual de evitar aglomerações no feriado para não aumentar os riscos de contágio pelo novo coronavírus.Internautas compartilharam nas redes sociais imagens do trânsito congestionado e do movimento em praias do Estado. Veja algumas das publicações:

Reprodução/Twitter @rafa_ihara – 6.set.2020

Reprodução/Twitter @Douglas12626875
– 6.set.2020

Reprodução/Twitter @SandroliveiraSP
– 6.set.2020

Nas praias do litoral, a Polícia Militar destacou cerca de 20 mil policiais para o patrulhamento ostensivo na orla e nos quiosques, bares e restaurantes. Os policias usam ainda megafones para divulgar mensagens de conscientização e prevenção às aglomerações. A operação tem também 200 profissionais da Vigilância Sanitária trabalhando na fiscalização e orientação dentro de estabelecimentos.

O movimento intenso de turistas nas praias paulistas já era esperado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). No último fim de semana (29 e 30 de agosto), a movimentação chegou a mais de 600 mil veículos, superando a média para um fim de semana, de pouco mais que 400 mil.

RIO DE JANEIRO

Neste domingo (6.set), as areias de Ipanema e Copacabana e do Aterro do Flamengo receberam milhares de banhistas, entre cariocas e turistas, provocando aglomeração e desrespeitando a orientação de distanciamento social para prevenção de covid-19.

Enquanto nos calçadões era grande o número de pessoas fazendo o uso de máscaras, nas areias o uso do equipamento. Os banhistas ficavam na areia e usavam guarda-sóis e cadeiras de praia, que não estão liberados pela prefeitura do Rio. O decreto do prefeito Marcelo Crivella autoriza apenas o banho de mar, e não a permanência na areia.

Veja algumas fotos e vídeos compartilhados por internautas:

Reprodução/Twitter @verosanchezn – 6.set.2020

Reprodução/Instagram – 6.set.2020

O grande fluxo de visitantes por conta do feriadão da Independência ajudou a movimentar os hotéis, principalmente os localizados na zona sul. Segundo o Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), a média de ocupação está em 46%.

As regiões de Ipanema-Leblon e Leme-Copacabana estão em média com 59% de ocupação. Em seguida, aparecem as regiões de Flamengo e Botafogo, com 42%, do centro, com 33%, e a da Barra da Tijuca e São Conrado, com 31%. (com informações da Agência Brasil)


Fonte: Poder360