Por Emanuel Cancella –

Governo Lula apóia iniciativa da África do Sul que acusa Israel de genocídio na Corte de Haia (1).

E Lula está sofrendo pressão das comunidades judaicas que apóiam Benjamin Netanyahu, assim como o jornalista Breno Altman, o ex deputado Jose Genuíno.

O povo palestino era dono de todo estado a ONU em 1947 intermediou um acordo que consistia na criação de 2 estados, Israel e Palestina, porém só o estado de Israel foi criado. Pasmem! Israel quer expulsar os palestina da Faixa de Gaza e para isso mata criança, adultos, ataca escolas e hospitais (14).

Já o PED assassino de petroleiros cuja a criação se deu no governo de Michel Temer e o governo Bolsonaro deu continuidade (12).

Assim como a dolarização dos preços dos combustíveis  criado no governo de Michel Temer e Bolsonaro mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real manteve a dolarização (5).

O PED è ‘Plano de Equalização de Deficit’.

funcionário da Petrobras, ativos e aposentados atraves de PED em 2019 já pagavam até 40% do salário para cobrir rombo da Petros (3).

Os sindicatos ligados a FUP e a FNP levaram o PED para as assembléias em 2020. Falei a assembléia do Sindipetro-RJ: “A direção da Petrobrás quer matar os petroleiros e a FUP, FNP e Aepet querem estuprar mas, mesmo assim, vou acompanhar o Sindicato!” (2).

Lula no seu 3º mandato na Petrobrás já abrasileirou os preços dos combustíveis (6). Retomou obras de refinarias como o Comperj e a Abreu Lima (7,8). Lula vai explorar e produzir no pré-sal da Margem Equatorial (9). E os aposentados e pensionistas que construíram essa Petrobrás estão morrendo:

Assédio, dor e suicídio: o inferno dos petroleiros que dedicaram a vida à Petrobras. Por Pedro Zambarda do DCM em 2020 (4).

…“Há pelo menos 10 casos de trabalhadores que cometeram suicídio com as mudanças na Petrobras. Essa situação preocupa o Sindicato dos Petroleiros da Bahia e o Sindipetro-BH desde setembro de 2019” (4)…

…Em um artigo escrito por Jailton Andrade, da própria Sindipetro, ele explica que “a depressão é uma das maiores causas de suicídio no mundo e fatores organizacionais contribuem para o aumento do suicídio no trabalho”. Alguns motivos específicos estão por trás de acontecimentos recentes… (4).

A mudança trabalhista afetou diretamente sua aposentadoria e com ela veio o desespero e a depressão com a situação de sua própria família.

…Carlos* era um dos trabalhadores responsáveis pela RLAM. Humilhado após décadas de serviços prestados a uma das refinarias históricas da Petrobras, Carlos* deixou uma carta de despedida para as pessoas mais próximas com todas as informações. Culpou os cortes na Petros para o seu ato final…(4)”.

Entrei com uma denuncia no MPF, no dia 12 de janeiro de 2024

Denúncia ao MPF contra o presidente da Petrobrás, Jean Paul Terra Prates, que leva aposentados e pensionistas ao extermínio, através de PED’s! Veja denuncia na íntegra (11)

Fundamento da denuncia: esses senhores e senhoras, em sua ampla maioria, nunca foram gestores do fundo Petros, então por que responsabilizá-los pelo rombo?  Até porque, segundo a Constituição Federal de 1988, a punição ao crime não pode passar da pessoa do criminoso, como também, segundo a mesma Carta Magna, os salários são irredutíveis.

O Acordo Coletivo de trabalho de 2024 – ACT está em aberto FUP e FNP não podem assinar acordo sem resolver o problema do PED.

E a direção da Petrobrás em 2024 já anunciou um novo PED para ser pago por aposentados e pensionistas.

Nosso pleito é que a Petrobrás acabe com os PED”s, fazendo com que os trabalhadores petroleiros parem de pagá-lo imediatamente  e  que sejam ressarcidos a esses trabalhadores o que já foi pago. 

Fonte:

1 – https://www.cartacapital.com.br/mundo/governo-lula-apoia-iniciativa-da-africa-do-sul-contra-israel-na-corte-de-haia/

2 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2020/06/a-direcao-da-petrobras-quer-matar-os.html

3 – https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

4 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

5 – https://www.metroworldnews.com.br/colunistas/2018/05/24/parente-pos-fogo-no-pais-dolarizando-gasolina.html

6 – https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/lula-diz-que-ficou-feliz-com-queda-nos-combustiveis-e-afirma-que-petrobras-comecou-a-abrasileirar-os-precos.ghtml

7 – https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/lula-retoma-obras-da-refinaria-abreu-e-lima-com-ataques-a-lava-jato#:~:text=A%20retomada%20das%20obras%20da,a%208%20bilh%C3%B5es%20de%20reais

8 – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/11/petrobras-aprova-retomada-de-obras-de-refinaria-no-antigo-comperj.shtml

9 – https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/09/5124344-lula-brasil-nao-vai-deixar-de-procurar-petroleo-na-margem-equatorial.html

10 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/01/denuncia-ao-mpf-contra-o-presidente-da.html

11 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/01/denuncia-ao-mpf-contra-o-presidente-da.html

12 – https://contec.org.br/fundos-de-pensao-como-petros-e-postalis-devem-ter-nova-regra-para-equacionar-deficit-

13 – https://www.youtube.com/watch?v=VjskS3KCVIc

14 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_da_ONU_para_a_partilha_da_Palestina_de_1947

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!