Por Emanuel Cancella –
A Lava Jato fez um estrago no Brasil até ser desmascarada e ter suas armações anuladas, em sua maioria.
Foi peça chave na derrubada da Dilma, afastou Lula da eleição, destruiu grandes empresas brasileiras e acabou com a reputação de muita gente, inclusive do reitor Luiz Carlos Cancellier que humilhado suicidou (21).
A Petrobrás, durante anos, diariamente, foi vítima de vazamento criminoso de denúncias sem provas repassadas para o Jornal Nacional da Globo. Somente na gestão do PT!
Enquanto petroleiro e dirigente sindical, desconfiando da perseguição odiosa ao PT, denunciei ao MPF em 2016 a omissão da Lava Jato em relação à gestão criminosa dos tucanos FHC e Pedro Parente na Petrobrás. Até hoje sem resposta, veja denúncia na íntegra (11).
Segundo o Clube de Engenharia, a Lava Jato destruiu as construtoras brasileiras para entregar obras do país às empreiteiras dos EUA (1).
Pezão governador do Rio que foi afastado do governo e preso, é absolvido de condenações da Operação Lava Jato (2).
Sérgio Cabral acusado pela Lava Jato é inocentado de desviar dinheiro de obras do metrô (3).
Decisão ocorre após afastamento de Marcelo Bretas da Lava Jato, que segundo denúncias estaria “Usando a toga para fazer política”(2,13). As joias do Cabral e da ex-mulher foram leiloadas pelo juiz Bretas, com certeza Bolsonaro tentou se apossar de joias muito mais valiosas dos árabes e nada acontece (15,16).
Cabral solto, depois de preso com algemas e acorrentado, não é sinônimo de impunidade nem de inocência, diz seu advogado (4,9).
Eduardo Aparecido de Meira, que ficou preso 288 dias e foi inocentado revela crimes da República de Curitiba: “Então o [Palocci] estava sob pressão da mulher do Branislav e da esposa dele. E ele tinha a escolha dele: matar um amigo ou delatar um ex-presidente (5). “Tortura na Lava Jato não era só psicológica, era física”.
À ministra Rosa Weber, assistida pelo Juiz Sergio Moro, então chefe da Lava Jato, devemos a frase que anteciparia ‘o novo normal’ do Brasil: ‘Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite’ (6).
STF anula todas as decisões de Gabriela Hardt, substituta de Moro na Lava Jato (7). Como a condenação de Lula envolvendo o sítio de Atibaia e o “superfaturamento” na construção da sede da Petrobrás na Bahia, onde dirigentes da Petrobrás, Petros e do PT, inclusive seu tesoureiro, João Vacari Neto, foram acusados, alguns foram presos.
O PT protestava, mas ninguém ouvia: Em nota, de 23/11/2018 o PT afirmou que “a Lava Jato faz acusações sem provas e tenta criminalizar doações eleitorais feitas dentro da lei”. O partido disse ainda que “o combate à corrupção exige seriedade de investigadores e juízes” e não deve ser um “espetáculo de mídia e perseguição política” (8).
Dilma foi afastada do governo, segundo o ministro Luis Roberto Barroso por um golpe e segundo o site Notícias Senado sem ter cometido nenhum crime (17,18). E saiu também da Lava Jato a farsa de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás (19). A Globo interrompia sua programação de 40 em 40 minutos para convocar o “Fora Dilma! (20)”
E não podemos esquecer que foi o ex juiz Moro que prendeu Lula sem provas, num claro intuito de beneficiar Bolsonaro e, para que não paire dúvida do conluio criminoso de ambos, Bolsonaro deu a Moro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF (10,12)!
Lula, a principal vítima da Lava Jato, elegeu-se presidente, resgatando sua reputação. E os demais falidos, caluniados, injuriados e difamados pela Operação, como ficam?
Lula a grande vitima da Operação criou a MP para os endividados deveria criar também uma MP para restauração de reputações de pessoas físicas e jurídicas destruídas pela Lava Jato (22)!
Fonte:
2 – https://veja.abril.com.br/brasil/pezao-e-absolvido-de-condenacoes-da-operacao-lava-jato
6 – https://www.facebook.com/facecartamaior/posts/2106929239347883/?locale=pt_BR
10 – https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html
16 – https://www.band.uol.com.br/noticias/saiba-o-valor-total-joias-bolsonaro-arabia-saudita-16592186
17 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
MAZOLA
Related posts
O Brasil e seus projetos
Sérgio Moro, uma pessoa amoral?
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo