Por Bolivar Meirelles

General de Exército Sylvio Frota, Ministro do Exército do Ditador Geisel. Tentou golpear o Chefe. Motivo, ser o Ditador Geisel favorável à estratégia do General Golbery do Couto e Silva de “distensão gradual”. O então capitão Heleno, o ajudante de ordens do General Golpista. Percebamos que, com toda essa “distensão…” Geisel comandou a execução de vários dirigentes do Partido Comunista Brasileiro. O PCB nem participara da “luta armada”… Destruição de importantes quadros revolucionários… ação preventiva… “limpeza” prévia… Mesmo assim, o chefe do hoje General Heleno, o então General Sylvio Frota, queria golpeá-lo. “Nada de distensão”… só se “muscular”. Preso às ideias golpistas, caminha o incompetente posterior Comandante das tropas de ocupação no Haiti, o General Heleno. Nega toda a competência de um chefe militar. Seria medo? Errar na dose agressiva? Talvez, só o incompetente e sempre golpista militar, poderia dizer… será? Seria, não fosse séria a continuidade de seu existir. Afastado das funções no Haiti, por nítida incompetência. Pressões gerais pediam, exigiam. Lula afastou o péssimo comandante. Sempre externou o General Heleno sua rejeição às demarcações de terras indígenas fronteiriças. O indígena brasileiro recebia um não do General Heleno. Os Ianomânis… Fazendeiros,…esses poderiam. As armas públicas, as Forças Armadas…nenhum impedimento de cumprir suas tarefas defensivas em terras indígenas. Fechar os olhos?!!! Mais difícil com fazendeiros privados, donos de terras, “importantes” proprietários que, ainda hoje, cumprem papéis de incontroláveis pretensos proprietários do Brasil. Lá estava xeretando, submisso esse General Heleno. Importante cargo nos esportes, recursos financeiros muito maiores que seus vencimentos militares. Encaixe no governo do capitão Jair Messias Bolsonaro, submisso General, arrumando um cargo.

Dinheiro! Dinheiro! Dinheiro! Golpe! Golpe! Golpe!

Infeliz General Heleno, sua sorte é a idade. Talvez, condenado, apenas cumprirá a pena em domicílio. Difícil escapar. “Todos os caminhos chegam à venda”. Todos os caminhos da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 chegam ao “esperto” General Heleno. Ao capitão Jair Messias Bolsonaro também. Hoje o hiper competente Juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, fecha o cerco. Cabeças a prêmio. A sua é uma delas. O Ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, está apertando o cerco também. Deu “tempo de passar o tempo” e o carregador da mala do golpista General Frota, limpar seu currículo militar,…chegar a General de Exército. Hoje, sem tempo hábil de “furar o cerco” que se fecha, cada vez mais,… General Heleno, seu destino e do capitão Jair Messias Bolsonaro…acho quase impossível escapar…

Acho que, no seu caso está funcionando o dito “A Justiça tarda mas… não falha”.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!