Por Emanuel Cancella

Sou dos poucos que fazem essa crítica a nossa internet, muitos têm medo de retaliação, até porque trabalham honestamente e vivem disso. Graças a Deus não dependo disso para viver!

Nós brasileiros já enfrentamos isso na mídia corporativa que,  mesmo sendo concessão pública, atua por exemplo a favor das privatizações das estatais, mesmo sendo concessionárias do Estado.

Vão além: patrocinam golpes como é o caso da mídia, principalmente a Globo, que de 40 em 40 minutos interrompia sua programação para convocar o Fora Dilma, fazendo com que ela fosse deposta. Segundo o ministro do STF, Luiz Barroso, através de um golpe e segundo o site Senado Notícias sem cometer nenhum crime (2,4).

Outro golpe, confessado pelo diretor todo-poderoso da Globo, Boni: “ a Globo em 1989 armou contra Lula para eleger Collor” (1).

Lula e Dilma nunca falaram em não renovar a concessão da Globo. Bolsonaro ameaçou, chamou a Globo de lixo, mas renovou a concessão da Globo por 15 anos  e dobrou os gastos com publicidade na emissora (7,8).

Por outro lado, a internet já detém mais da metade da audiência da mídia corporativa, os mesmos patrocinadores da mídia corporativa já estão na internet. Por que blogs importantes como o Nocaute e Conversa Afiada anunciaram fim de suas atividades (9)? E outros blogs importantes pedem ajuda financeira? Essa penúria não existe na mídia, principalmente na TV.

Chamo atenção para temas como privatizações, já que na mídia tradicional não existe espaço para críticas, e figuras como Lemann das Americanas e o ex ministro Paulo Guedes são blindados. O mesmo está acontecendo na Internet!

Fakes news são crimes e sua prática tem ser barrada, tanto na mídia corporativa e na internet (10). Mas fora as Fakes News, a internet tem que deixar os conteúdos fluírem. E não é isso que está acontecendo. No meu caso, que sou um youtuber nanico percebo um certo freio nos impulsos em determinados temas. Por quê?

Quanto à renovação das concessões, o máximo que Lula e Dilma anunciaram foi em criar uma chamada internacionalmente “Lei dos meios”, que a Globo chamou de mordaça. Em todo mundo, a mídia tem lei de controle.

Nenhum país no mundo democrático tem uma emissora privada que atua em todos os estados da Federação, como a Globo.

A sobrevivência da nossa democracia urge de uma Lei dos Meios que inclua a mídia corporativa e a Internet.

Outra coisa que o PT não cogita seria não renovar a concessão das emissoras, principalmente da Globo,  pois isso é coisa de ditador, como Bolsonaro!

Fonte:

1 – https://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/apos-22-anos-boni-admite-que-globo.html

2 – https://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/o-que-seria-dos-protestos-se-nao-fosse-a-rede-globo.html

3 – https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/presidente-dilma-nao-cometeu-qualquer-crime-que-justifique-o-impeachment-afirmam-juristas

4 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado

5 – https://veja.abril.com.br/tecnologia/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao/

6 – https://33giga.com.br/internet-mais-rapida/#:~:text=Apps%20%26%20Software-,Infogr%C3%A1fico%3A%20Brasil%20tem%20a%20internet%20mais%20cara%20do%20continente%3B%20Afeganist%C3%A3o,a%20mais%20lenta%20do%20mundo&text=Com%20uma%20velocidade%20m%C3%A9dia%20entre,atr%C3%A1s%20do%20Chile%20e%20Uruguai.

7 – https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/07/04/bolsonaro-que-ja-chamou-globo-de-lixo-dobra-gastos-com-publicidade-na-emissora.html

8 – https://www.poder360.com.br/midia/bolsonaro-renova-concessao-da-tv-globo-por-mais-15-anos/

9 – https://www.cartacapital.com.br/sociedade/conversa-afiada-e-nocaute-anunciam-fim-de-suas-atividades/

10 – https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/10/11/divulgacao-de-fake-news-e-crime-e-so-serve-para-desinformar-diz-paim

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!