Por Bolivar Meirelles

General Luiz Eduardo Ramos, ordenou-lhe o Capitão Presidente Jair Bolsonaro, “Não tome a vacina contra a Covid 19!”.

Treme o General de Exército da Reserva: “O que vou fazer? Tenho dois netos, mulher bonita, gosto deles, quero viver pô”. Quase com os olhos rasos d’água…O General, com explícito medo do Capitão…”Vou tomar escondido!”. Assim o fez, declarou. “O tiro saiu pela culatra”. Foi gravada a sua desobediência. Declarou em ostensiva gravação. Escapou do Capitão mas não da observação ágil do relator da CPI no Senado sobre a COVID 19. Renan Calheiros, esperto Relator. General Ramos será, tranquilamente, agendado para esclarecer melhor essa sua subserviência ao Capitão hoje denominado “Genocida”. “Ué Vovô você General de Exército tem medo de Capitão?” Devem ter retrucado os netos. Se não o fizeram ainda, o farão um dia.

“Coisa de adultos meus queridos netinhos… Vovô tem medo sim… não espalhem… Vovô é um General de Exército medroso… aliás, tem muito General medroso”.

Única resposta possível às crianças. O que faz o medo de perder os cargos, cargos civis ocupado por militares. Imaginem um General Ministro da Casa Civil. “Eu quero porque quero continuar Ministro,… Ministro não sei de que mas… Ministro”. Roda Mundo…mas Ministro. Todos do Governo vão tomar vacina, muitos escondidos. Um dos netinhos retrucou ou retrucará…: ” -O General Mourão é mais corajoso? Ele tomou vacina e propagou”. Sim, verdade. Acontece que ele não é Ministro, é Vice Presidente. Há uma enorme diferença… acontece que, Guerra mesmo, nenhum General do Governo Bolsonaro enfrentou. Felizmente, o Brasil não vai a Guerra faz muito tempo. Guerras imaginárias apenas…para não perder o foco. Inimigo Interno; violência contra o Haiti. Somente.

Ah! Ficou claro, o medo da criança é um, o medo do adulto é outro. O de criança é medo de medo. O de adulto é medo interesseiro, medo de perder posição, medo de perder dinheiro… Oh que saudades dos tempos de criança!…

“Mamãe escondia do papai as minhas ingênuas travessuras”. Hoje, sem mamãe nem papai o Vovô General tem de explicar aos netinhos porque ele um General de Exército que já foi apelidado pelo desmoralizado Ministro Sales do Meio Ambiente de “Maria Fofoca”, tem medo do Capitão, mesmo que Presidente da República. Haja desmoralização! É, netinhos de todo o mundo, nem todo avô é medroso, nem todo General é medroso e subserviente… Agora, os corajosos não fazem parte do Governo do Capitão Presidente Jair Bolsonaro e, muito menos são entulhos desnecessários, ocupando postos tipicamente civis.

Por um Brasil melhor e mais digno, viremos essa página da história!


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.