Por Carlos Barreto –

Alguém um dia disse que uma final é para ganhar, mas mais do que tudo uma final de uma Copa de Libertadores é a grande festa do futebol, em que o futebol brilha, os torcedores festejam e empolga todo o mundo que tem o prazer de desfrutar de um grande evento.

Todos os times lutam por esse dia, pois dá grandeza ao clube, eleva-o a um patamar superior e valoriza todo o mundo que faz parte dessa grande festa.

Copa Libertadores da América, torneio continental criado no ano de 1960. O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O’Higgins. Em 2019 o Flamengo venceu o River Plate de virada, por 2 a 1, conquistando a segunda Libertadores da história do clube carioca. (Daniel Apuy/Getty Images)

Já tive o prazer de assistir a uma final da Champions League e duas finais da Liga Europa, a apoiar o meu time, e em todas perdeu, tive a sensação do amargo sabor de derrota, mas o mais grandioso é sermos eleitos para um momento desses, de nele ter participado e ficarem para sempre gravados na nossa memória flashes de algo muito especial.

Óbvio que todos desejamos vencer, mas numa final só existe lugar para um vencedor, e tudo o que mexe à volta desse evento, os bastidores, a empolgação é indescritível, quem ama o futebol deveria ter uma vez na vida a oportunidade de poder participar em algo que não se consegue explicar em palavras, o fervor, a alegria, a celebração tudo é singular.

A 27 de Novembro, o Flamengo e o Palmeiras vão se gladiar no Estádio Centenário de Montevideo (foto acima) e embora o Palmeiras tenha o português Abel Ferreira no comando, desejo por tudo que o Flamengo ganhe e coloque mais um troféu no seu palmarés.

Que seja uma festa de rara beleza, pois quando uma final se joga fora do País, tudo tem mais encanto, tudo se sente de forma mais intensa e, as emoções sobem ao rubro.

O Brasil mais uma vez mostra que é o grande embaixador do futebol e os intervenientes que sejam dignos dessa bandeira do futebol que o País suporta há muitos anos. Que a final da Copa dos Libertadores seja uma final de paz e alegria com as emoções ao rubro e que no final o Flamengo seja o justo vencedor.

Quem fizer parte deste momento, desta grande festa, vai ter o prazer de ficar eternamente ligado a mais um momento de rara beleza que é o futebol.

Futebol espetáculo só para alguns…

CARLOS BARRETO –  Consultor de Comunicação; Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional em Lisboa, Portugal.


Tribuna recomenda!