Por Daniel Mazola

Brunno Guedes vai falar sobre vinhos de forma fácil e descontraída.

Existem termos específicos para classificar, denominar e expressar as diversas nuances do universo dos vinhos. Desde o cultivo até o armazenamento, desde a primeira degustação até a apreciação final, tudo demanda conhecimento, experiência e linguajar próprio.

O sommelier e empresário Brunno Guedes 

Para quem aprecia a bebida e para facilitar a vida dos iniciantes em vinhos, convidamos o sommelier e empresário Brunno Guedes, 39 anos, para escrever regularmente sobre o tema. A frente da VinoArt© como Ceo e sommelier master, Brunno é formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RJ), possui o nível I da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN – Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Nascida em agosto de 2015 na zona sul do Rio, a VinoArt é uma empresa especializada em vinhos

Vou explicar de forma fácil, inteligível, o universo dos vinhos, desmistificando a pompa, por vezes arrogância que afasta o público, fazendo com que esse leitor/consumidor prefira pedir uma cerveja ou chopp. Muitos ainda acreditam ser arriscado pedir um vinho por várias questões: não entendem o vocabulário, tem vergonha de perguntar criando refúgios“, revela o especialista Brunno Guedes.

VinoArt possui mais de 500 rótulos, além de cachaça, cerveja, licor, whisky, queijos e acessórios

E completa: “Apresentarei VINHOS de A a Z com descontração para atingir o maior número de pessoas. Todas as sextas-feiras os leitores vão ampliar um pouco mais os horizontes, conhecendo novos termos usados por especialistas em vinhos e seus respectivos significados, além da melhor forma de apreciar as diversas uvas dessa esplêndida bebida!“.

Daniel Mazola e Brunno Guedes saboreando um Defesa do Esporão Touriga Nacional Syrah 2019, tradicional rótulo português da região do Alentejo

Caros leitores, temos muito a degustar e aprender, o paladar agradece, brindemos a chegada do sommelier Brunno Guedes. Seja bem-vindo!


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).