Por Michelle Meneses

A condenação por estupro na Justiça italiana do jogador de futebol Robinho, traz à tona uma grande discussão em nosso país.

Mesmo sabendo da condenação em primeira instância, o Santos Futebol Clube, contratou o jogador, e simplesmente deu de ombros para o fato, tratando o caso como um “problema pessoal” do atleta, que em nada atrapalharia sua contratação e seu desempenho em campo.

Total absurdo. Total Hipocrisia.

Hoje no Brasil mulheres são constantemente ameaçadas, agredidas , estupradas e mortas por desconhecidos, maridos, namorados, companheiros e familiares.

Pelo simples fato de ser mulher somos diariamente vítimas de assédios morais e sexuais.

Vivemos hoje em nosso país uma cultura de agressão às mulheres. Virou rotina nas páginas de jornais os crimes violentos contra as mulheres!!

Não podemos aceitar que o estupro seja banalizado, seja tratado como um crime menor, sem maiores implicações! Abusar sexualmente de uma mulher é um dos crimes mais sórdidos e vis, se aproveitar de uma mulher que esteja em situação vulnerável é uma atitude torpe!

Inaceitável que em pleno século XXI onde as mulheres lutam por seus direitos e por suas vidas, um clube de futebol contrate um homem que esteja condenado por estupro.

O jogador tem todo o direito de se defender perante à Justiça, até que se prove o contrário, ele é um condenado a 9 anos por violência sexual.

A atitude mais correta e digna por parte do clube seria aguardar até que o caso estivesse totalmente resolvido (o jogador está recorrendo da sentença) para decidir por sua contratação.

A questão que se coloca é: até quando os crimes sexuais contra às mulheres serão relativizados? Serão minimizados? Serão motivos de deboches e de desprezo??

Até quando a sociedade brasileira machista irá ser conivente com esse tipo de crime??

Nós mulheres merecemos Respeito, merecemos ser tratadas como seres humanos e não como meros objetos nas mãos de homens inescrupulosos e criminosos, que acreditam que por serem ricos, famosos ou simplesmente porque são homens estão acima das Leis da Justiça.

Basta!

* A contratação do jogador foi suspensa pelo Santos Futebol Clube.


MICHELLE MENESES – Advogada, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.