Por Mauricio Salkini –

Sou da teoria que o segredo da vida é saber amar o que se tem.

Nada de acomodação, mas uma procura por virtudes no(s) filho(s), na esposa, na sogra (muitas vezes não é fácil, rs), nos amigos e no negócio que temos.

Quem me acompanha pelas colunas sabe que não sou determinista ou estabelecedor de regras, longe disso. Estou compartilhando meu olhar sobre como definir suas escolhas e como valorizar o que se tem.

CASO CONCRETO

Atendo pretendentes a franqueados que de tão apaixonados por determinado produto, relatam um mar de rosas sobre suas escolhas. Apaixonados por café me listam a curva de crescimento do consumo, a qualidade cada dia mais Premium e algum Bistrô de sucesso perto de suas casas.

Já me falaram que determinado produto atrairia clientes o dia inteiro (café da manhã, almoço e jantar) mantendo alto o fluxo de vendas.

A REALIDADE

O grande desafio dos negócios é ter fluxo alto na loja o dia inteiro. Nenhum produto te garante clientes em quantidade suficiente para o café da manhã, o almoço e o jantar.

Três mesas bem postas para café da manhã, almoço e jantar | CLAUDIA

A ESCOLHA

Recomendo aos entrantes no sistema a procura por franquias sérias, dialogando sempre sobre a operação daquele negócio.

Posso garantir ao amante do café, por exemplo, que a sua vida será broxante caso contrate uma franqueadora promíscua. Alerto ao apaixonado pela cafeína, que já vi várias cafeterias fora do franchising, que apesar de lindas e cheias de conceitos, eram vazias no fluxo de clientes.

No caso especifico do café, ter um faturamento que cubra o custo de uma boa localização é um baita desafio! As cafeterias têm dificuldades na hora do almoço, dependendo da localização é fraco o fluxo no café da manhã. Cada melhora na localização é proporcional ao valor acrescido no aluguel.

Cuidado com as paixões e acrescente racionalidade nas pesquisas. Adoro poesias, perfumes, paixões e flores, mas por aqui caro leitor, importa trazer a realidade.

MAURICIO SALKINI é administrador e empreendedor, com experiência em franquias: Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate. Implantou negócios no franchising, localizados em shopping, supermercado, rua e estação de transportes – barcas, trem e metrô. Vencedor dos Prêmios “Ser Humano” ABRH-RJ: Treinamento Cult (2019) e Primeiro Trabalho Decente (2021). Reconhecido (2022) pelo Selo Diversidade/ Prefeitura de Niterói, na área de Direitos Humanos. Colunista semanal do jornal Tribuna da Imprensa Livre. https://linktr.ee/msalkini
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com

PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!