Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

EDITORIAL – Teatro de mau gosto
Editorial

EDITORIAL – Teatro de mau gosto

Mais uma vez uma retaliação inicialmente contida, do Irã contra Israel (ler texto abaixo), fez a humanidade conter a respiração, temendo os desdobramentos desta grave crise (antes de mais nada humanitária) no Oriente Médio.

Sem dúvida o conflito original contra o Hamas, na Faixa de Gaza, vai se espalhando e já se trata de um conflito regional com forte potencial de acender um pavio global.

Neste momento, tanto o território do Líbano, como o do Iêmen e o da Síria, já são alcançados pelas hostilidades de Israel. Até o momento em que escrevo, Rússia e China se mantêm silentes. Os norte-americanos estão sendo levados a reboque da audácia oportunista de Benjamin Netanyahu, enquanto sua liderança fragilizada e submissa ao lobby do sionismo faz de conta que tem qualquer ascendência sobre o governo genocida do carniceiro de Tel Aviv.

O recrudescimento deste e de outros conflitos pelo mundo afora acontece poucos dias após Lula fazer uma fala abrindo a assembleia da ONU e expõe com graves tintas o encolhimento político do Brasil no mundo e, mais doidamente, aqui mesmo em nosso continente.

Se espremermos o discurso sobram truísmos, ou seja, aquelas obviedades que todos sabemos e sobram ainda mais contradições gravíssimas entre suas palavras e sua prática.
Entre o que prega para o mundo em sua pouco modesta autorreferência, e o que pratica aqui dentro. Só que o mundo inteiro já parece ter percebido isto, de que o Brasil tem um demagogo boquirroto em sua liderança.

Três blocos de “valores” foram defendidos por Lula na ONU: a necessidade de uma refundação do próprio sistema das Nações Unidas, o “fracasso” da humanidade no enfrentamento da questão climática, e a paz mundial com foco na guerra na Ucrânia.

De propósito, de novo, esqueceu nossa vizinhança, onde sua promiscuidade com as empreiteiras (aqui e na Venezuela) faz dele presa fácil do ditador Maduro.

O recorde de incêndios cujas consequências alcançam até 80% de nosso território continental apanhou seu governo com um orçamento 16% menor do que o orçamento de 2023, proposto pelo seu antecessor, e rigorosamente NENHUMA inovação institucional. Assim, São Paulo figurou como pior lugar do mundo para se respirar e a Amazônia passa a ser, pela primeira vez na história, a maior emissora de gases do efeito estufa. Ou seja, dois dos nossos maiores orgulhos transformaram-se em grandes vilões do aquecimento global.

Lula se acostumou a viver cercado de bajuladores de quinto nível dispostos a aplaudir toda asneira que disser ou fizer, mas a comunidade internacional parece ter cansado de seu teatro de mau gosto.

Autor: Ciro Ferreira Gomes, advogado, professor universitário e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente, também é membro do Conselho consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013). 

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *