Por Daniel Mazola

O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) fez um veemente pronunciamento nesta terça-feira (8) na tribuna da Câmara dos Deputados pela aprovação da anistia de Protógenes Queiroz, ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal por São Paulo.

Desde 2016, Protógenes Queiroz vive exilado na Suíça. Mesmo aparecendo nas pesquisas eleitorais como eleito entre os 10 primeiros, em 2015, estranhamente não foi reeleito para a Câmara. Então foi demitido da PF sob o argumento de “prevalecer-se, abusivamente, da condição de funcionário policial”, revelar “segredo do qual se apropriou em razão do cargo” e “praticar ato lesivo da honra ou do patrimônio da pessoa, natural ou jurídica, com abuso ou desvio de poder”.

Os alvos de Protógenes na Operação Satiagraha foram o banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity, além do ex-prefeito Celso Pitta e do investidor Naji Nahas.

Para nossa reportagem, com exclusividade, o deputado Otoni de Paula disse: “o que me fez subir na Tribuna da Câmara Federal para defender o delegado Protógenes Queiroz foi o senso de justiça que deve nortear a todo parlamentar. Defender Protógenes é defender a liberdade, é estar do lado bom da história. Protógenes foi vítima de um conluio organizado pela parte podre da justiça brasileira, que resolveu transformá-lo em um modelo a fim de impedir que o exemplo dele se propagasse pelo Brasil afora. Porém o efeito foi contrário, pois daí, mais tarde, nasceu a lava-jato. Protógenes portanto representa a todos nós cidadãos de bem, entendemos que o maior mal desta nação é a corrupção e com esse mal não se pode negociar“.

Confira a íntegra do discurso do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para a votação de propostas legislativas.


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi Assessor de Imprensa da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ); Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013); Editor do jornal FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Estado do RJ); Editor do jornal do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense-UFF); Editor do jornal Folha do Centro (RJ); Editor do jornal Ouvidor Datasul (gestão empresarial e tecnologia da informação); Subeditor de política do jornal O POVO, Repórter do jornal Brasil de Fato; Radialista e produtor na Rádio Bandeirantes AM1360 (RJ).