Por Iluska Lopes

O Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger comunicou a nossa Redação que o Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Daniel Mazola foi escolhido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro, novo Consultor Voluntário de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional.

“O jornalista Daniel Mazola, que de longa data realiza parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, foi convidado (pelo Diretor Aderson Bussinger), a atuar como Consultor Voluntário de Imprensa deste órgão, a fim de contribuir com sua experiência nos projetos do Centro. A tradicional publicação reúne artigos e ensaios acadêmicos sobre temas variados do Direito, e tem publicação semestral”, explicou Bussinger.

O Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre agradeceu pela indicação: “Poder contribuir com a Ordem dos Advogados é simplesmente contribuir com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Foram homens como Sobral Pinto e Rui Barbosa que no sagrado exercício da advocacia, defendendo as causas que patrocinavam, inimigos das injustiças praticadas contra as pessoas inocentes, movidos por um profundo sentimento de dever, de piedade, de honra e de decência, que fizeram da advocacia uma ferramenta em defesa da Justiça e da Democracia!”.

Revista Eletrônica OAB/RJ, saiba mais aqui

Política Editorial

A Revista da OAB/RJ, publicação semestral editada pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional do Estado do Rio de Janeiro, atinge uma nova fase. Desde logo, a presente publicação retoma, agora no formato eletrônico, a revista impressa, iniciada em 2008. Neste novo momento, a revista continua a ser um espaço de reflexão e debate de idéias, incorporando as boas experiências do passado. Contudo, pretende atualizar-se, abrindo novos horizontes para o debate, explorando temas atuais, privilegiando as abordagens multidisciplinares. A opção por uma revista eletrônica obedece à tendência atual das publicações do gênero, qual seja, a de alcançar um número indeterminado de leitores. Embora se trate de revista, em princípio, voltada para profissionais do direito, o enfoque dos temas pretende ser acessível aos leitores com formações diversas. De fato, a OAB/RJ reafirma a sua função social ao facilitar o trânsito das informações jurídicas entre os cidadãos interessados em conhecer melhor os próprios direitos e respectivos deveres, em conhecer o funcionamento das instituições como o Poder Judiciário e a vinculação deste com os demais poderes do Estado, dentre outros tantos assuntos que dizem respeito ao cotidiano da vida das pessoas. Acrescente-se que, a forma eletrônica da revista se presta, de modo mais rápido e efetivo, a interagir com os leitores, permitindo comentários e críticas aos conteúdos publicados.

Outra novidade desta fase da revista é a diversificação das matérias. Além das seções voltadas para o direito positivo, estão contempladas outras de modo a ensejar enfoques complementares ao direito, como historia, filosofia, deontologia, sociologia, política, psicologia. Este segundo grupo de seções não é exaustivo, pelo contrário, está aberto à inclusão de novos setores do conhecimento importantes para a melhor compreensão da realidade jurídica.
A revista ora apresentada é parte de um projeto maior que implica em fazer do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ um espaço cultural. Com essa finalidade o CDP propõe uma programação incluindo realização de exposições, sessões de cinema seguidas de debates, registros áudio-visuais, pesquisas, dentre outras iniciativas especialmente voltadas para a construção da memória da OAB/RJ.

A política editorial da revista privilegia as perspectivas multidisciplinares e críticas, ideais para abarcar de maneira mais realista a complexidade das relações sociais contemporâneas. A revista elegeu a modalidade temática como forma de circunscrever, semestralmente, um assunto atual capaz de levantar questões controvertidas e assim promover o intercâmbio de idéias. Em torno do tema escolhido por cada número da revista os artigos proporão variações que, espera-se, venham a lançar luz sobre aspectos polêmicos da realidade atual.

A revista da OAB/RJ, como não poderia deixar de ser, continua comprometida com a produção de qualidade de autoria de advogados e de outros profissionais convidados, sempre submetida à avaliação do seu Conselho Editorial. Mesmo que os pontos de vista emitidos pelos articulistas não coincidam com a opinião da Diretoria da OAB/RJ, estes serão respeitados em nome da liberdade de expressão.

Aderson Bussinger Carvalho
(Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa OABRJ)

Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca
(Coordenadora – Editora)

 


AGENDA: Sexta-feira às 17h na OAB-RJ tem Homenagem à Resistência das Entidades Sindicais, da Imprensa Livre e do Terceiro Setor

Saiba mais aqui