Por Sérgio Ricardo –
Esta árvore centenária foi, infelizmente, decepada / assassinada nesta quinta-feira (13/08/2020) na Praia da Guanabara, Freguesia, na orla da Ilha do Governador. A COMLURB (Prefeitura) e a concessionária privada de energia elétrica LIGHT tem agido ilegalmente sem dó, nem piedade, passando diariamente sem prévio controle e fiscalização os moto-serras nas árvores da cidade…!
Em Janeiro/2020, a partir de denúncias recebidas pelas redes sociais, o Movimento Baía Viva lançou esta Petição online que já alcançou 8.500 assinaturas para tentar abrir um canal de diálogo entre a Prefeitura/COMLURB e a concessionária privada LIGHT e a população visando a adoção prévia de critérios técnicos transparentes ANTES destes cortarem, mutilarem as árvores da nossa cidade, o que vem afetando inclusive árvores saudáveis, centenárias e históricas e que tem relevância por seu valor afetivo com às comunidades.
Apesar da nossa insistência (que está documentada em emails), lamenta-se que a atual Presidência da COMLURB desde Fevereiro tem se negado à participar deste diálogo de grande interesse público!
Na próxima semana, o Baía Viva e dezenas de associações de moradores de vários bairros cariocas, coletivos de Agroecologia e de hortas comunitárias e cidadãos que voluntariamente plantam árvores nas ruas e praças e entidades técnicas estarão ingressando com uma REPRESENTAÇÃO JUDICIAL junto aos MINISTÉRIOS PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL para apurar as responsabilidades cíveis e criminais pelas podas assassinas de milhares de árvores por ano no município do Rio de Janeiro por parte da Prefeitura/COMLURB e a anti-ecológica transnacional LIGHT!
Assine e nos ajude a divulgar a Petição #PAREM COM AS PODAS ASSASSINAS DE ÁRVORES DE ÁRVORES FEITAS ILEGALMENTE PELA LIGHT E COMLURB no município do Rio de Janeiro.
Em duas (2) plenárias virtuais pelo aplicativo ZOOM, realizadas durante a pandemia, mais de de 100 pessoas de diversos bairros cariocas se uniram e elaboraram um conjunto de propostas que compõem um PROTOCOLO PARTICIPATIVO para que o cidadão possa propor à Prefeitura ações efetivas visando prevenir e impedir a continuidade de milhares de mutilações, corte raso, podas abusivas e ilegais de árvores em TODOS os bairros do município do Rio de Janeiro, o que viola os princípios da Transparência, Publicidade e da Participação social na formulação das políticas públicas de Arborização Urbana municipal.
As podas abusivas são tipificadas como Crime Ambiental (Lei Federal no. 9605/1997) além de constituir Crime de Improbidade Administrativa e de Prevaricação por parte do gestor público omisso, conivente, leniente com as milhares de podas assassinas irregulares promovidas por ano em nossa cidade, apesar de comprovadamente as populosas Zonas Norte e Oeste do Rio já apresentarem, há décadas, expressivo déficit de Arborização Urbana o que tem prejudicado a saúde da população, além de contribuir para o desconforto térmico e a formação de “ilhas de calor” e o incremento das mudanças climáticas.
Em função de interesses econômico$ pouco transparentes, todos os últimos sucessivos governos municipais, além de terem esvaziado e desmantelado a Fundação Parques e Jardins (FPJ), instituição centenária de reconhecida capacidade técnica, vem adotando as podas assassinas como um “padrão” (equivocado e criminoso) de política pública.
#BastaDePodasAssassinas!
#MOVIMENTOBAIAVIVA
Assine e compartilhe a Petição:
“PAREM COM O EXTERMÍNIO DE ÁRVORES NO RIO DE JANEIRO !”
SÉRGIO RICARDO VERDE – Ecologista, membro fundador do movimento BAÍA VIVA, gestor e planejador ambiental, produtor cultural, engajado nas causas ecológicas e sociais, colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
O Suvaco do Cristo
Quem mandou matar Marielle Franco?
Não há luz no túnel
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo