Por Emanuel Cancella

Os Fundos de pensão possuem patrimônio de R$ 1,14 trilhão (1). São  369 Fundos os principais o do banco do Brasil, da Petrobrás, Caixa, Correios (2).

Esses Fundos pagam aposentadoria e pensão a mais de meio século, em dia. O Fundo é constituído com dinheiro do trabalhador e da empresa. Os fundos se constituem na maior ferramenta de fomento de nossa economia, investindo parte de suas reservas em negócios no Brasil.

Pasmem! Bolsonaro queria entregar fundos de pensão dos trabalhadores para os bancos privados (13).

Nos governos Temer e Bolsonaro duas forças tarefas ganharam vulto. A lava Jato, que prendeu 29 executivos dos fundos de pensão na obra da construção da sede da Petrobrás na Bahia,  (3). isso foi em 2018, hoje não sabemos no que resultou essa investigação.

Força Tarefa da Greenfield denuncia 29 ex-gestores por investimento temerário na Sete Brasil (4). O prejuízo foi de quase R$ 5,5 bilhões em aportes da Petros, Funcef, Previ e Valia no fundo criado pela Sete Brasil. A empresa construía sondas para exploração do pré-sal (4).

E a lava Jato com base na farsa do combate a corrupção destruiu a industria Naval brasileira e segundo o Clube de Engenharia destruiu a engenharia nacional para entregar as obras as construtoras dos EUA (5,6) .

Resultado navios sondas, plataformas foram ser construídas no estrangeiro.

Já o empresário, Silvio Santos lançou um plano de aposentadoria complementar, o Aposentec, nunca pagou a ninguém aposentadoria e nem devolveu o dinheiro aplicado aos associados do plano (7).

Capemi, GBOEX, Caixa Geral S/A e Previdência Privada. Os militares também não pagaram e nem devolveram o dinheiro   aplicado(8 a 11).

Enquanto os trabalhadores da Caixa, Correios, Petros, mesmo sem serem gestores do Fundo, pagam por rombo, no na Petros pagamos de forma vitalícia, no mínimo 13% de nossos salários falam em elevar para 30% (14,15).

Já Paulo Guedes, então assessor do candidato Bolsonaro, mesmo réu virou ministro da Economia, depois de ter dado rombo bilionário nos fundos de pensão (12).

Fizeram um filme: Polícia Federal – A Lei É Para Todos

Fonte:

1 – https://www.infomoney.com.br/onde-investir/patrimonio-dos-fundos-de-pensao-chega-a-r-114-trilhao-no-primeiro-semestre-de-2021-segundo-abrapp/#:~:text=Patrim%C3%B4nio%20dos%20fundos%20de%20pens%C3%A3o,de%202021%2C%20segundo%20Abrapp%20%2D%20InfoMoney

2 – https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/fundos-de-pensao#:~:text=Os%20fundos%20de%20pens%C3%A3o%20s%C3%A3o,com%20esse%20servi%C3%A7o%20podem%20participar.

3 – https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/12/21/lava-jato-denuncia-42-por-esquema-na-construcao-da-sede-da-petrobras-bahia.htm

4 – https://www.mpf.mp.br/df/sala-de-imprensa/noticias-df/ft-greenfield-denuncia-29-ex-gestores-de-fundos-de-pensao-por-investimento-temerario-na-sete-brasil

5 – https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

6 – https://portalclubedeengenharia.org.br/2019/08/03/a-lava-jato-destruiu-as-construtoras-brasileiras-para-entregar-obras-do-pais-as-empreiteiras-dos-eua/

7 – https://www.brasil247.com/midia/silvio-santos-ja-teve-plano-de-aposentadoria-acusado-de-fraudes

8- https://stu.org.br/cuidado-com-golpe-sobre-resgate-de-fundos-da-antiga-capemi/

9 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/06/militar-inss-servidor-gasto-rombo-renda.htm

10 – https://www.jusbrasil.com.br/processos/nome/32098117/capemi-caixa-de-peculios-pensoes-e-montepios-beneficiente

11 – http://sintrapp.com/__trashed-2/

12 – https://oglobo.globo.com/politica/mpf-investiga-paulo-guedes-assessor-de-bolsonaro-por-suspeita-de-fraudes-em-fundos-de-pensao-de-estatais-23145487

13 – https://www.bancariosrio.org.br/index.php/noticias/item/6372-bolsonaro-quer-entregar-fundos-de-pensao-dos-trabalhadores-para-os-bancos

14 – https://exame.com/economia/por-5-votos-a-1-petros-aprova-pagamento-de-bonus-milionario-a-diretores/ 

15 – https://veja.abril.com.br/economia/funcionarios-dos-correios-pagam-rombo-em-fundo-de-pensao/

***


AGENDA

https://www.oabrj.org.br/eventos/juizes-perseguidos-estado-direito

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!