Por José Macedo

Logo que foi anunciada a Vitória de Joe Biden pelas diversas redes de televisão americanas, o resto do mundo levanta suas esperanças, no sentido de que ocorram novas formas de diálogo entre as diversas nações.

O diálogo é o modo civilizatório para que os diferentes povos sobrevivam, preservando direitos universais. Com certeza, já no curto prazo, as formas políticas rígidas, autoritárias e tensas serão substituídas por outras de natureza humanas e democráticas.

Tenho esperança de que, o presidente católico Joe Biden, lidere essas novas relações de diálogo entre as nações. As mudanças nas formas de diálogo darão impulso às transformações de fundo, ou seja, mudanças de conteúdo.

Para o Brasil de Jair Messias Bolsonaro é providencial a eleição de Joe Biden. O senhor Messias Bolsonaro terá de mudar seu estilo e sua bazófia, quando se dirige ao povo e quando trata dos direitos humanos e dos assuntos de interesse coletivo. O Senhor Bolsonaro terá de aprender que governa uma nação soberana e não deve desgastar as energias do povo brasileiro, nunca ser vassalo de uma outra nação.

Esperança!

Viva a nação brasileira, soberana, altiva, democrata, desse povo multicultural, diferenciado, mas de direitos coletivos, iguais e comuns.


JOSÉ MACEDO – Advogado, economista, jornalista e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.