Redação –

37% dos portugueses associam turismo, clima e belezas naturais quando pensam no Brasil.

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) e Pitagórica, revela que 37% dos portugueses associam o Brasil primeiramente como destino turístico, referindo-se ao clima, belezas naturais e destinos como o Rio de Janeiro.

O Réveillon no Rio de Janeiro, do ponto de vista do Cristo Redentor. (Fernando Maia/Riotur)

Em segundo lugar, destaca-se a cultura, sendo 15% relativo a símbolos da cultura brasileira como samba, futebol e carnaval. O questionário realizado com 800 brasileiros e 800 portugueses teve o objetivo de analisar o conhecimento e percepções sobre os 200 anos da independência.

“O maior espetáculo da Terra”, o carnaval do Grupo Especial do Rio. (Divulgação/Riotur)

Acesse a pesquisa, clicando AQUI.

A PESQUISA – O estudo referente ao Bicentenário da Independência do Brasil pontua que, tanto em Portugal quanto no Brasil, cerca de metade da população tem conhecimento sobre o Bicentenário da Independência. Entre as mulheres, os mais jovens e as pessoas de baixa escolaridade, esse conhecimento demonstra significante baixa.

Entre os portugueses, cerca de 27% a 30% com mais idade, alta escolaridade e residentes na Área Metropolitana de Lisboa, já visitaram o Brasil.

A cidade de Paraty (RJ) está situada em uma bela baía do litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Rodeada por montanhas cobertas por mata atlântica. (Divulgação)

O levantamento mostra, ainda, que a atual relação Brasil-Portugal é considerada positiva, principalmente entre os brasileiros. As relações diplomáticas, turismo, apoio mutuo aos imigrantes e trocas culturais são expressivos aspectos da boa relação entre as nações.

Fonte: Secom do MTur

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!