Por Edimea Teixeira

A série de reportagens sobre a retomada e as perspectivas em Defesa da Economia do Turismo, trás hoje (21) as opiniões e análises dos agentes de viagem do Rio de Janeiro: Fabiana Lima, Heloisa Farias e Teo Monteiro. Nossa missão é promover e ampliar as atividades turísticas em todas as regiões do país, contribuindo com a economia nacional no processo de recuperação da crise acarretada pelo coronavírus.

***

BTE Produções / Bia Lima Turismo

Rio de Janeiro (RJ)

Fabiana Lima – Diretora

Vamos ser otimistas sempre, porém realistas! Os orçamentos de viagens estão ocorrendo, em sua maioria para fim de ano e meados de março a abril de 2021.

Alguns passageiros que tiveram suas viagens canceladas, estão tentando remarcar para novembro e dezembro de 2020 e outros para o primeiro semestre de 2021. É bom salientar que neste primeiro momento, ainda está acontecendo alguns cancelamentos por parte das companhias aéreas. Só remarque se puder se adaptar ao novo turismo, que ainda é um pouco incerto. Mas o certo é que muito se investiu em equipamentos para a proteção do turista, nos aeroportos, agências de receptivos, restaurantes e hotéis. Então com segurança, se sentirem seguros em viajar neste momento, viaje! Ajude a movimentar a economia.

Planeje e tenha a assessoria de um profissional que vai lhe informar quem está dentro das normas da OMS, Anvisa e seguindo os protocolos vigentes.

Podemos começar viajando para alguns destinos no Brasil em especial o Nordeste, e a dica é ficar de olho nas promoções e vantagens nos destinos brasileiros e também alguns Internacionais, mesmo com a alta no dólar.

Hoje, o Ecoturismo está muito em destaque, conhecer lugares arejados, de natureza e belas paisagens tem sido muito procurado, no início de setembro, duas passageiras foram com a BTE Produções / Bia Lima Turismo para Bonito (MS) e se encantaram com o destino, tiveram uma excelente experiência e se sentiram seguras neste processo de retomada, então nossa perspectiva é construir um novo turismo, sem deixar que nossos sonhos morram, por enquanto estão adormecidos, porque há sempre um outro dia, um outro ano, uma outra viagem e tudo passa, e com vida vamos traçar uma nova história para o turismo

Acesse: @bteproducoes – Tel.: (21) 98332-7600

***

Moriah Turismo & Viajelogo

Rio de Janeiro (RJ)

Heloisa Farias – Diretora

Na minha opinião a retomada do turismo ainda não aconteceu efetivamente devido a vários fatores, o principal é a pandemia, claro. O maior impedimento está na questão do medo, as pessoas ainda estão com muito temor. Então essa retomada só vai se dar por completo quando a gente tiver uma vacina disponível e todo mundo ficar imunizado. O que provavelmente ocorrerá em 2021.

Hoje estamos trabalhando o turismo local, explorando o turismo mais barato e com valor mais acessível, tendo uma rentabilidade menor. Eu, por exemplo, estou trabalhando com turismo rodoviário, passeios de 1 dia e de final de semana, que tem um custo menor. Aos poucos as pessoas estão superando e vencendo seus medos, vão encarando e vendo que existe vida pós-pandemia, então não é ficar só dentro de casa, é claro que a gente tem que respeitar, porque realmente a doença existe, está aí, é fato, porém a gente não pode ser refém.

Infelizmente a nossa economia, assim como a economia mundial, foi muito afetada, praticamente paralisou, tá voltando agora gradativamente, um dos setores produtivos que mais foram afetados foi o turismo.

Nesse momento viajar não é a prioridade, então para estimular as pessoas é necessário propaganda e campanhas de incentivo, sempre mostrando que é possível sair de casa, viajar dentro dos padrões estabelecidos de segurança, com máscara e álcool gel, enfim, é assim que eu tenho feito.

Algumas pessoas tem se encorajado para fazer programações maiores, eu não vejo uma retomada de imediato para esse ano, e sim para o ano que vem, com grandes expectativas e com grande esperança. Precisamos de mais apoio da ABAV, do Ministério, e uma parceria maior com os receptivos, hoteleiros e principalmente com as companhias aéreas que infelizmente mais uma vez acabam atropelando a gente e roubando os nossos passageiros. Mas somos guerreiros, a gente segue em frente, e vamos lá, vamos seguindo

Acesse: @viajelogooficial – Tel.: (21) 99462-3034

***

Teo pelo Mundo

Rio de Janeiro (RJ)

Teo Monteiro – Diretor

Trabalho no turismo há 22 anos e sempre focado no público da “melhor idade”. Com tudo o que tem acontecido, tivemos tempo de sobra para ressignificar muita coisa e também buscar mais conhecimento. Fiz alguns cursos e dentre eles o “Missão de Vida” e descobri que estou no caminho certo, mas precisava adequar algumas coisas e daí nasceu o novo projeto “Teo Pelo Mundo”, baseado no meu propósito que é realizar inclusão social, trazendo bem estar e felicidade às pessoas da “melhor idade”.

O novo projeto busca entregar amor e cuidado às minhas crianças, que é como chamo meus amigos/clientes, por isso decidi tomar a frente dos grupos e me pôr a disposição pra viajar sempre com eles. Nossa retomada tem sido gradativa e buscando cumprir todas as normas de segurança, já que nosso público é o de maior risco. Os veículos utilizados são totalmente higienizados, possuímos termômetro digital e reduzimos a capacidade para 50% de ocupação, além de fazermos o embarque e desembarque porta a porta.

Temos buscado parceiros de hospedagem que também estejam cumprindo todas as normas de segurança, neste primeiro momento estamos com produtos que focam em cuidar do corpo e da mente dos nosso amigos/clientes.

Nós que trabalhamos no turismo, temos papel fundamental de planejar e realizar sonhos, e que tudo isso passe logo, para que possamos fazer ainda mais com maestria o que nos propomos.

Há grande perspectiva para a retomada do turismo, já que as pessoas estão contando os minutos para saírem do confinamento, para arejar a mente e tornar seus sonhos realidade. Minha previsão é que haja grande procura para as festas de final de ano e que no primeiro semestre de 2021 a demanda aumente muito

Acesse: @teo_pelomundo – Tel.: (21) 96431-7831 / E-mail: teo@teopelomundo.com.br

Leia também:

  1. Santa Catarina é certificado como um dos destinos mais seguros do Brasil
  2. Mercado reage positivamente a retomada, avaliam Operadora Del Bianco e Prymexx Seguros 
  3. Turismo tem retomada surpreendente na Serra Gaúcha e no Nordeste 
  4. Retomada é avaliada positivamente por profissionais de turismo do Nordeste
  5. Retomada: Perspectivas e estratégias dos profissionais de turismo 
  6. Jornalismo em Defesa do Turismo Brasileiro
  7. Conservatória tem ótimos hotéis e pousadas próximo às capitais de SP, RJ e MG com segurança e isolamento
  8. Pesquisa do Waze aponta preferência por destinos nacionais no pós-pandemia

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.