Por Michelle Meneses

Esta semana o mundo do futebol foi mais uma vez assombrado pelo atos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Junior que atua no futebol espanhol.

No jogo do Real Madrid e Valência, Vini Jr. foi insultado pela violenta Torcida do time adversário com gritos racistas e de ódio durante todo o tempo em que esteve no campo de futebol!

Essa não foi a primeira vez de ataques racistas contra o brasileiro, até bonecos com a camisa do jogador já foram pendurados em viadutos na Espanha simulando um enforcamento!

A torcida do Valência tem um um grupo organizado chamado ” Ultra Yomus”, que são declaradamente Nazifascistas, Supremacistas, Racistas e Nacionalistas; eles utilizam vários símbolos Nazistas, como bandeiras e tatuagens no próprio corpo de seus violentos integrantes.

Diante da repercussão do racismo sofrido pelo jogador brasileiro em solo espanhol, uma onda de indignação tomou conta do mundo.

Muitas vozes importantes se levantaram contra o RACISMO, inclusive o Presidente Lula condenou veementemente o covarde ataque sofrido por Vinicius Junior.

Porém muitas” notinhas” de repúdio, são apenas palavras ao vento, sem uma AÇÃO FIRME , os Nazifascistas espanhóis continuarão livres, leves e soltos para despejarem seu ódio racista pelos estádios de futebol!

Segue a NEFASTA Nota Oficial do Time do Valência via Twitter:

” NO a los grupos radicales, NO a la violencia. ”

( Não aos grupos radicais, Não à violência)

Onde está o REPÚDIO aos atos racistas?

Onde está a CONDENAÇÃO dos Atos Racistas de seus Torcedores?

Onde está a SOLIDARIEDADE ao jogador Vinicius Junior?

Onde estão as medidas que deveriam ser tomadas contra esse tipo de comportamento dos torcedores do Valência?

Simplesmente, em nenhum lugar e em nenhum comunicado!

O viés Nazifascista está mais do que presente nesse Comunicado Oficial do Clube do Valência.

🚨Importante ressaltar que o Nazifascismo é o cruzamento das ideologias totalitárias da Alemanha de Adolf Hitler e da Itália de Benito Mussolini; e no caso da Espanha potencializada pela longa e tenebrosa Ditadura do General Francisco Franco (1936 – 1975).

A Onda neonazista também chegou há algum tempo em solo brasileiro.

Você sabe qual era o lema de Hitler na Alemanha nazista? ‘Alemanha acima de tudo’. Igual a este aqui: ‘Brasil acima de tudo’. (Imagem/Reprodução)

Nos últimos anos os casos de células neonazistas explodiram no Brasil, alguns integrantes destes grupos foram presos; a maioria das prisões foram efetuadas no sul e Sudeste do país.

As redes sociais e a deep web exercem um papel nocivo e perigoso na disseminação da defesa da ideologia da extrema-direita, Racista, Cruel e Genocida.

Essas células neonazistas na maioria das vezes, se formam por meio das plataformas digitais, onde a Propagação do Discurso de Ódio e Violência correm livremente na Internet.

Isso é muito Grave !

Se as autoridades policiais e a Justiça Brasileira não tomarem as medidas cabíveis nesses casos, corremos o risco de nos tornarmos o abrigo perfeito para Nazistas que destilam seu ódio a todos aqueles que para eles pertencem a uma “raça inferior.”

O PL , projeto de Lei n° 2630/2020, também conhecido como o Projeto de Lei das Fake News que está aguardando ser aprovado no Congresso Nacional, serve exatamente para a regulamentação das plataformas digitais, e isso é fundamental na luta contra a disseminação do Discurso de Ódio, Racista e Extremista.

O projeto de Lei não é Censura, como muitos argumentam, mas sim, um meio Legal para impor limites às plataformas digitais e frear a disseminação de Mentiras, Fake News e Desinformação.

A Internet não pode ser um Espaço ” Sem Lei”.

Não podemos confundir e muito menos permitir que a Liberdade de Expressão seja usada para o cometimento de crimes.

Racismo Não é Opinião, mas sim Crime!

Nazismo Não é Opinião, mas sim Crime!

Elie Wiesel, o grande escritor judeu, sobrevivente dos campos de concentração Nazistas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1986, nos deixou uma forte reflexão que se encaixa perfeitamente nos dias atuais:

“Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vitima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado.”

Neste momento sombrio da história brasileira, não há espaço para a Neutralidade, não podemos aceitar o inaceitável e nem tolerar o intolerável!

Desde a eleição de Jair Bolsonaro à presidência em 2018, a “porteira” foi aberta e escancarada para a extrema-direita e os Nazifascistas entrarem e participarem ativamente no seio da sociedade civil e da política brasileira.

Não existe mais a Vergonha e nem o Medo de expor as ideias preconceituosas e violentas que alimentam os Nazifascistas brasileiros.

Há poucos dias um Deputado Federal Paulo Bilynskyj ( PL/SP) subiu na Tribuna da Câmara dos Deputados e fez um discurso exaltando a participação do seu avô como soldado da Waffen-SS Nazista.

Pessoas que convivem em nossa sociedade cometendo Apologia ao Nazismo, isso não é uma ” brincadeira” ou um “ato falho”, mas sim um desvio de caráter criminoso.

Diante de tantos casos envolvendo a defesa de um regime odioso como o Nazismo, se faz necessária uma reflexão profunda por parte da sociedade civil brasileira, que ao longo dos últimos anos, vem normalizando e aceitando esse tipo de discurso agressivo, Nazifascista e cheio de ódio de pessoas influentes ou que detêm o Poder.

Em pleno Século XXI ainda precisamos Repetir a todo momento:

📍 Nazismo Não é Liberdade de Expressão

📍Nazismo Não é Opinião

📍 Nazismo é CRIME.

Parafraseando o Dramaturgo e Escritor alemão Bertolt Brecht, ‘Que tempos são estes que vivemos no Brasil e no mundo, em que temos que defender o óbvio, o que é o certo?!

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!