Por Sérgio Vieira –
Portugal / Europa – Século XXI.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Brasil para uma visita de 4 dia para a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
O hino nacional de Portugal foi cantado por Fafá de Belém. Depois de ter sido parcialmente destruído por um incêndio, o Museu de Língua Portuguesa volta a abrir no coração de São Paulo e contou com a presença do Presidente da República português na reinauguração.
A pessoa de Marcelo, é uma figura que desperta os mais variados sentimentos em terras Lusas.
Uns chamam-lhe o presidente de todos os afetos. Outros, como eu, chamam-lhe de populista/vaselina, e que está aonde se encontra a notícia no intuito de aparecer aos olhos dos portugueses em busca de beijinhos, abraços, selfies, e de todo o tipo de exposição que leve a sua imagem aos telejornais seja lá o tamanho da desgraça/tragédia ou evento maior.
Mas uma coisa não podemos negar-lhe: é um homem extremamente culto, polido e educado, e que repara nas pequenas coisas que acontecem à sua volta.
Por este motivo, não deve ter deixado passar em branco no seu protocolo mental, a ausência do Messias na reinauguração do museu.
Enquanto o ato solene acontecia, o Messias, ausente, divertia-se brincando de fazer política junto de motoqueiros e evangélicos, este último o seu grupo de eleição.
No primeiro de quatro dias da visita de Estado ao Brasil, Marcelo esteve num encontro de cortesia com Lula da Silva, antigo presidente brasileiro que deverá concorrer às próximas eleições. Sábado almoçou com Michel Temer e com José Sarney. O jantar foi com outro antigo Presidente, Fernando Henrique Cardoso.
Acabei de assistir a poucos instantes pela TV Brasil a cerimônia solene da execução dos dois hinos nacionais. E me veio a nítida sensação de ver Marcelo Rebelo de Sousa ao lado do Messias. E disse para mim mentalmente: lá estão juntos o Einstein e o Fred Flintstone. Foi automático, assim de um só jorro, um impulso.
Num ato tão formal, onde assistimos o Messias de terno e gravata e faixa presidencial… deve ser para ele um ato muito importante mesmo… Pois não é com frequência que vemos um elefante dentro duma loja de cristais.
Pois não é raro vê-lo de short, camiseta de futebol e chinelos, no Palácio do Planalto recebendo pessoas.
Questionado pelos jornalistas, o Presidente Português rejeitou que a agenda de encontros políticos, que inclui ainda reuniões com outros ex-chefes de Estado e uma audiência com o Presidente brasileiro, Messias tenha como fim preparar terreno para o resultado que venha a sair das eleições presidenciais de 2022.
Mal seria o sinal, se o tio Marcelo, também quisesse interferir na política brasileira.
E conhecendo as suas tendências…tipo “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”,
Não seria muito difícil saber para que lado tenderia.
Gostei mesmo muito de ver Lula na ribalta dos grandes acontecimentos. “O pulso ainda pulsa”.
Citando o Jornal de notícias, jornal de grande penetração na população portuguesa:
“A visita de Marcelo Rebelo de Sousa, que aterrou na base aérea de São Paulo cerca das 18 horas locais de sexta-feira (mais quatro horas em Lisboa), ocorre numa altura em que a popularidade do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está em queda e cresce a contestação às suas políticas, nomeadamente à forma como lidou com a pandemia de covid-19. Depois de uma passagem pelo hotel, o Presidente português está agora reunido num encontro restrito com Lula da Silva, na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo.”
É bom ver Lula com vida política. Com pose de Estadista. Do agreste ao Planalto.
ANTES QUEBRAR QUE TORCER !
SÉRGIO VIEIRA – Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional em Aveiro, Portugal. Jornalista, bancário aposentado, radicado em Portugal desde 1986.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo