Por Emanuel Cancella –
Bolsonaro deputado falou na Globo em fuzilar FHC por vender estatais e petróleo. Bolsonaro presidente queria vender todas as estatais (12).
Muitos Petroleiros acreditaram que suas empresas e empregos estariam garantidos e até votaram em Bolsonaro. Bolsonaro vendeu a BR Distribuidora demitiu 600 Petroleiros e mudou o plano de saúde da BR, de AMS para Bradesco Saúde (5,6).
No fundo de pensão Petros nos governos Temer/Bolsonaro foi criado o Plano de Equacionamento de Deficit – PED para cobrir rombo no fundo de pensão, o problema é que esses petroleiros nunca foram gestores da Petros, como pagar por rombo?
A CF de 88 diz a punição ao crime não pode passar da pessoa do criminoso e que os salários dos trabalhadores são irredutível.
Incrível que Paulo Guedes assessor de Bolsonaro tenha dado rombo bilionário em fundos de pensão, inclusive na Petros e com as benções da Lava Jato que investiga a Petrobrás e a Greenfield que investiga os fundos de pensão, Guedes não foi preso e nem paga nada pelo rombo e ganhou de Bolsonaro o ministerio da Economia (7).
Em 2019 os petroleiros, ativos e aposentados já tinham perdido 40% do salário (3). Já no 3º governo Lula na discussão do ACT houve vários avanços como aumento real de salário pagamento da PLR exclusivo ao petroleiros ativos, anunciaram também pagamento de mais um PED aos aposentados e pensionistas.
Uma das federações, a FUP já fala em encerrar a campanha salarial, a outra Federação petroleira FNP está rejeitando a proposta da empresa, mas nem sequer fala no fim dos PED’s e ressarcimento dos pagamentos já efetuados (10/11).
Os petroleiros, principalmente os aposentados e pensionistas adoecendo por conta dessas injustiças pelo menos um petroleiro não resistiu e se suicidou segundo entrevista no DCM, isso por conta dos cortes nos salários na Petros (2).
E observando os grupos de zap petroleiros a discussão é que no governo Lula bolsominion está recebendo cargos, o que é lamentavel (9). Mas mostrando que um dos principais problemas para os sindicalistas é a distribuição de cargos.
Em tempo nunca fui contra a ocupação de cargos na empresa por membro de partidos da base do governo.
Outra pauta nos Zap é a crítica à Petrobrás produzir petróleo na Margem Equatorial. Vale lembrar que nos governos do PT o Brasil foi o país que mais investiu em energias limpas e perenes (4). Tais como hidrelétricas, eólicas, nuclear e Bicombustível.
E no 3⁰ governo Lula o presidente do BNDES, Aluísio Mercadante declarou que parte do dinheiro da indústria do petróleo vai ser investido em energia limpa e perene (1). Lembrando que segundo o DataFolha 62,4% dos brasileiros apóiam exploração de petróleo na Margem Equatorial (8).
Ninguém nos grupos de zap nas redes sociais fala no massacre nos salários dos Petroleiros que já perderam 40% dos salários, que levaram o aposentado como o Sr Carlos da refinaria da Bahia ao suicídio (2).
Eu sou sindicalista do tempo que: Mexeu com meu companheiro mexeu comigo!
Fonte:
5 – https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/
6 – https://www.esquerdadiario.com.br/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=32268
9 – https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/amigo-de-bolsonaro-e-indicado-para-cargo-na-petrobras-com-salario-de-r-50-mil-93guhyweba13sixzz2ps7tm51/
11 – https://fnpetroleiros.org.br/act-2023-2024-fnp-indica-rejeicao-a-3a-contraproposta/#:~:text=A%20Federa%C3%A7%C3%A3o%20Nacional%20dos%20Petroleiros,Rio%20de%20Janeiro%20(RJ)
12 – https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-quer-vender-todas-as-empresas-publicas-brasileiras-dc8f
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Miragens – por Paulo Metri
STF em dúvida – Ricardo Cravo Albin
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo