Por Caio Mirabelli –
1. A Economia moderna é fundamentada em quatro fatores, que são os Recursos Naturais, a Força de Trabalho, a Tecnologia e o Capital.
2. Os Recursos Naturais são as matérias – primas utilizadas pelo sistema produtivo para produzir, criar e desenvolver produtos e mercadorias que serão comercializadas dentro do país e no exterior. Vejamos a seguir os exemplos de matéria – prima:
A) Lã;
B) Petróleo;
C) Cana de Açúcar;
D) Tomate;
E) Banana;
F) Minérios;
G) Água potável;
3. A Força de Trabalho, tão essencial para o sistema produtivo e o sistema financeiro, é formado pela mão de obra. Vejamos a seguir os exemplos de Força de Trabalho:
A) O Motorista da Empresa de Ônibus;
B) O Operário da Fábrica;
C) O Médico do Hospital;
D) O Professor do Colégio;
E) O Cozinheiro do Restaurante;
4. A Tecnologia, atualmente de extrema necessidade para a cadeia produtiva de um país, é formada pelos aparelhos e instrumentos de produção.
5. O Capital é o dinheiro investido na produção, responsável pela compra de matérias – primas e instrumentos utilizados na produção e pelo pagamento dos salários dos trabalhadores da Empresa.
6. O Salário é a remuneração que o trabalhador recebe pela sua força de trabalho utilizado na produção durante um determinado período contratual.
7. A Economia Moderna, criou três tipos de população, que são a População Empregada Formal, População Empregado Informal e a População Desempregada.
8. A População Empregada Formal é formada pelos trabalhadores que possuem vínculos empregatícios com as Empresas Públicas e Empresas Privadas. Esses tipos de trabalhadores tem seus direitos trabalhistas reconhecidos pela legislação, tais como Carteira Assinada, Previdência Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), PIS, Férias, Décimo Terceiro Salário e Seguro – Desemprego.
9. A População Empregada Informal é formada pelos trabalhadores que não possuem vínculos empregatícios e não possuem direitos trabalhistas, estando desamparados pelo Estado.
10. A População Desempregada é formada pelos cidadãos que não possuem empregos, não trabalham e estão desamparados e esquecidos pelo Estado.
11. Para que a Economia Moderna se desenvolva de forma célere, consistente e eternamente, é necessário que se aumente a população empregada formal e informar, para que todos possam ser remunerados pela aplicação de sua força de trabalho, com isso, fazendo o capital circular com o aumento do consumo por parte de todos esses trabalhadores.
CAIO MIRABELLI – Advogado, Economista, Jornalista, Escritor, Presidente da Comissão de Ciências Políticas e Econômicas da OAB-RJ, Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo