Por Emanuel Cancella –
Primavera árabe aconteceu em 2010, Tunísia, Arábia Saudita e na Líbia, onde mataram Kadhafi, segundo eles um ditador. Entretanto a Líbia, na ocasião, era um dos países de maior IDH da África, rica em petróleo, hoje retrocedeu ao regime tribal e o petróleo não é mais líbio (10,11).
No Brasil, os chamados Ventos de Junho de 2013 na verdade foram o início da estratégia para surrupiarem a Petrobrás e nosso petróleo e para isso tinham que destruir o PT porque era o partido mais forte que defendia a soberania nacional.
Passeata do Passe Livre 300 mil pessoas da Candelária e Presidente Vargas, por conta de um aumento de 20 centavos na passagem (9), nem brasileiro acredita!
Em seguida, 2014 surge a Lava Jato, chefiada por Sergio Moro. Em 2016, Dilma é derrubada por um golpe, segundo o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, e sem ter cometido nenhum crime, Segundo o site Senado Notícias (18,19).
Em 2016, o cientista político, o saudoso Moniz bandeira, dizia em entrevista ao Jornal do Brasil: “Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil” (23).
Temer assumiu e logo fez a PEC do trilhão que isentou em um trilhão em impostos as petroleiras estrangeira (5). Até a PEC do trilhão 75% do royalty do petróleo do pre-sal iam para educação e 25% para saúde na lei de Partilha de Lula.
Política de Temer/Bolsonaro faz Shell produzir 400 mil barris de petróleo por dia no Brasil sem pagar impostos (4)! Essa quantidade de petróleo é suficiente para abastecer a Grécia com folga (20).
O MPF chegou a processar o governo Dilma por vender o combustível barato, e Dilma resistiu (9)!
Mas Pedro Parente, indicado por Temer, assumiu a presidência da Petrobrás e o jornal Metrô anunciou: Parente pôs fogo no País dolarizando a gasolina (6).
E Bolsonaro, mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real, manteve a dolarização.
Lula é preso por Moro, sem provas, num claro intuito de beneficiar Bolsonaro. E, para não deixar dúvida do conluio criminoso de ambos, Moro recebeu de Bolsonaro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF (7,8).
Bolsonaro queria privatizar todas as estatais, privatizou a BR Distribuidora e a Eletrobrás.
Os principais aliados de Lula no RJ, os governadores Sergio Cabral e Pezão são presos por delação premiada sem provas. Cabral chegou a ser algemado e acorrentado. Ambos estão soltos (13,14).
O Juiz Marcelo Bretas, que prendeu Cabral, foi afastado (12). Com certeza o juiz Sergio Moro queria que Cabral e Pezão em delação premiada acusassem Lula de corrupção, o que não aconteceu.
O dono da OAS, Leo Pinheiro, na primeira delação, na Lava Jato inocentou Lula e não valeu! Depois acusou Lula de corrupção, sem provas e ganhou perdão de 70% da pena e a presidência da Caixa econômica Federal para seu genro, Pedro Guimarães (15,1,16).
GGN de Luís Nassif: ” Ex-ministro Antônio Palocci delatou Lula para salvar o amigo, ambos presos na Lava Jato. O Amigo já havia tentado o suicídio” (17).
E a 6 dias da eleição de 2018, Moro vaza para imprensa delação de Palocci rejeitada pelo MPF por falta de provas.
Os protestos contra a Copa se espalham por todo o Brasil, ‘Não vai ter Copa’, principalmente por corrupção na construção dos estádios (21).
Agora Lula encontrou as jogadoras da seleção feminina de futebol no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e Lula diz à Folha que denúncias de corrupção em estádios da Copa não foram provadas (2).
Os ventos de junho de 2013 não passaram de mais uma tentativa golpista dos EUA!
Fonte:
8 – https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html
10 – – https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/primavera-Arabe.htm
18 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
20 – https://www.indexmundi.com/map/?v=91&l=pt
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo