Por Amirah Sharif –
Direito dos Animais!
Que alegria! Vi uma joaninha no meu quintal. Sinal de muito boa sorte para mim. É o que dizem, mas por que será?
Na simbologia católica
Há uma lenda medieval que contava que insetos estavam infestando as plantações e que os fazendeiros resolveram rezar para Virgem Maria para que ela os ajudasse. Foi, então, que apareceram inúmeras joaninhas que impediram que as plantações fossem devastadas pelos parasitas. E, assim, a joaninha ficou conhecida como o “besouro de Nossa Senhora” e está associada à espiritualidade e à fé.
Em 1888, nos Estados Unidos, a história se repetiu: as joaninhas foram a salvação das plantações de citros (laranjas e limões) do estado da Califórnia, infestados de pragas. A estratégia foi importar joaninhas da Austrália e aí, em dois anos, restabeleceu-se o equilíbrio biológico e a produção se normalizou.
No Brasil, o interesse dos produtores por joaninhas é recente, após o ano 2000, mas, no mundo, a utilização dos simpáticos besourinhos no controle biológico é usual, desde a década de 70.
Pelo mundo
Na China, a joaninha representa a boa sorte. Na França, se uma joaninha pousar na pessoa, é aviso de transformação em sua vida. Já nos Estados Unidos, se algum fazendeiro vir muitas joaninhas voando, significa que haverá colheita abundante. Na Noruega, se uma joaninha for vista ao mesmo tempo por um rapaz e por uma moça, é sinal de que haverá um romance entre eles. Na Bélgica, se uma joaninha andar na mão de uma jovem, é sinal de que ela se casará no mesmo ano.
Na Ásia, acredita-se que as joaninhas podem entender a fala humana.
E aqui em casa, se alguma joaninha pousar em uma folhinha de alguma planta do quintal, é sinal de alegria, felicidade, prosperidade e abundância. É o que creio…
Curiosidades
Há mais de 5 mil espécies de joaninhas na natureza e as mais comuns e conhecidas são as que têm casco vermelho com 7 pintas pretas (Coccinella septempunctata), mas existem as joaninhas douradas, amarelas, laranjas, verdes e pretas.
Uma joaninha, ao voar, bate suas asas 85 vezes por segundo e a joaninha macho é geralmente menor do que a joaninha fêmea. Podem medir de 1 até 10 milímetros e viver até 180 dias.
A que veio me visitar era bem pequena, então deveria ser macho, tinha o casco vermelho com as pintas pretas. Coloquei-lhe o nome de “Didico” em homenagem ao imperador Adriano em sua época gloriosa no Flamengo.
Abri a palma da minha mão e pedi para Didico pousar. Agradeci sua visita. Didico ficou alguns segundos e foi embora, mas eu senti que ficamos amiguinhos.
Algumas espécies de vespas-parasitas colocam seus ovos dentro das joaninhas. Incrível, isso!
A vespa se desenvolve por uns 20 dias dentro da joaninha e, quando sai, constrói um casulo sob as pernas do “besourinho”, que parcialmente paralisado, não pode sair dali, sendo alimentado pela vespa, que o quer vivo para servir de guarda-costas do casulo. E, pasmem, algumas joaninhas sobrevivem à infestação da vespa-parasita.
O terror dos pulgões
As joaninhas são um dos maiores predadores no mundo dos insetos e se alimentam de pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma única joaninha pode comer mais de 200 pulgões por dia.
Como os pulgões são nefastos para a agricultura, as joaninhas são utilizadas para realizar o controle biológico de pulgões em áreas de cultivo agrícola.
Só que alguns agricultores exageram e adquirem centenas de joaninhas para comerem os pulgões que habitam em suas plantações, no entanto, esse exagero acaba causando um desequilíbrio ecológico. Mas o “humaninho” não quer saber, quer é lucrar…
Visita ilustre
Agora, quando recebermos a visita de uma joaninha, vamos dar-lhe boas-vindas!
Afinal, não é todo dia que a sorte bate à nossa porta!
Quanto a mim, aguardo “Didico” voltar.
Afinal, não é todo dia que se recebe uma ilustre visita!
AMIRAH SHARIF é jornalista, advogada, protetora dos animais e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. asharif@bol.com.br
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo