Por Bolivar Meirelles –

Graça sem graça. Engraçado?

Cada um na sua mas…a realidade concreta conduz os destinos. Tino, senhores pretensiosos do mundo. Império Norteamericano em decadência. “Penso logo existo”… já disseram. Sim, o pensar e o existir, o existir e o pensar, discussão filosófica interminável. Fluir…caminhar na vida… Pensando e agindo, agindo e pensando…vamos, no caminhar necessário do existir. Proeminentes e eminentes seres humanos…vamos…

É, os momentos da vida fazem a reflexão surgir.

Emergir. Universo em crise. Crise universal do capitalismo decadente. China, invenção do Comunismo de Mercado? Fim ou comportamento tático?

Discussões intermináveis.

O fundamental, no entanto, observável é a angústia impossível de resolução: o universo capitalista não pode suprimir o uso do combustível fóssil. É, “ser ou não ser”. O discurso em curso faz a condução concorrencial ponderar a mais, ao favor da China. Implacável destino de todos os Impérios,…serem superados.

Norteamericano em crise. Crise existencial, finitude do capitalismo. Capitalismo em crise. Ontem, hoje amanhã. Observações. Superação de ilusões. O que dirão agora os reacionários? Dirão que os carros elétricos chineses trazem o comunismo embarcado, darão choques comunistas. O que entenderão os confortáveis bem remunerados… comprarão ou não os carros elétricos chineses? É, farão ouvidos surdos e consumirão o mais moderno, os imbatíveis carros elétricos de onde vierem. A China saltou à frente. 27.12.2023. Tempo é tempo. Hora é hora…

Observações do momento.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!