Por Carlos Barreto –
O mundo evolui, a tecnologia desenvolve e os problemas surgem à medida que a evolução avança.
Na Europa até 2040 os carros de combustão, estarão em fim de linha, e com o lançamento dos carros elétricos os problemas irão surgir para que possamos efetuar carregamentos.
A rede energética tradicional, não tem capacidade para alimentar os carregamentos de carros elétricos, serão milhões a abastecer ao mesmo tempo, no planeta terra.
A única forma de podermos ter energia doméstica, industrial e urbana, o carregamento de carros elétricos, será através de energias alternativas e fora da rede tradicional.
A solução será criar postos de abastecimentos sustentáveis, através de energia solar, ou energias alternativas que venham a ser desenvolvidas.
A mudança do setor automóvel e de transportes irá trazer um problema da forma como vamos abastecer os veículos, pesados de mercadorias e de transportes e conseguir ao mesmo tempo, ter as energias que fazem parte do nosso dia a dia a consumir ao mesmo tempo energia elétrica.
A revolução energética já está em marcha, e o mundo espera respostas.
Na maior parte dos países as redes energéticas estão desatualizadas e serão incapazes de suportar o consumo esperado. Países como o Reino Unido começaram já a limitar as horas em que se pode carregar veículos como forma de minimizar os apagões resultantes deste consumo acrescido.
As grandes marcas do setor automóvel já estão em fase de desenvolvimento de outras formas sustentáveis de abastecer os veículos automóveis, a Tesla está a conceber carregamento através de painéis solares integráveis no teto dos automóveis, outras marcas através de sistemas de baterias carregáveis que trocam em postos de abastecimento, mas são tecnologias que levam tempo, a serem desenvolvidas, aprovadas e certificadas até entrarem no mercado dos humanos.
Por isso quem está à frente, na investigação e desenvolvimento, estes procedimentos que são de ontem e só o amanha irá trazer ao mundo real, para que nos traga formas de nos tornar móveis e que possamos ter uma vida normal, comparada com os tempos que vivemos na atualidade.
O mundo rebola e avança mas os problemas que iremos deparar no futuro, e só o ser humano consegue procurar as soluções. Para isso a nação científica já trabalha faz anos e só um esforço congregado irá trazer soluções ao planeta.
Existem desenvolvimentos avançados e uma empresa alemã já tem desenvolvido um sistema de carregamento automóvel, através de painéis solares, que pode fazer fazer carregamentos rápidos e carregamentos estabilizados, através de uma palmeira integrada no meio ambiente alimentada por uma fonte de painéis solares e carregamentos integrados de baterias de lítio para 24h.
Este processo desenvolvido através de uma equipe de investigadores e engenheiros está em investigação faz anos e em fase de produção, sendo Portugal o país piloto para lançamento, sendo testado em todas as variáveis do projeto e com uma equipe acompanhar todo o desenvolvimento do projeto.
É graças a estas pessoas que o amanhã acontece e que as soluções são previamente previstas e sejam respondidas com eficácia aos problemas do futuro.
O futuro faz parte da investigação do passado, assente em passos no presente.
Próxima crônica, apresentação desenvolvida pela equipe científica da empresa alemã.
CARLOS BARRETO – Consultor de Comunicação; Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional em Lisboa, Portugal.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo