Por Brunno Guedes

Hoje iremos falar de uma vinícola que tem 150 anos e tem vinhos soberbos, essa vinícola foi fundada por Don Maximiano no ano 1870 com uma grande visão de futuro, um espírito inovador e pioneiro, plantou as primeiras vinhas francesas no Vale do Aconcágua. Sua garra e criatividade foram passadas para as gerações futuras e, em pouco mais de um século, seus descendentes consolidaram a vinícola e posicionaram seus vinhos entre os mais conceituados do mundo.

Em 2019 liderou o ranking dos melhores vinhos no Guia Descorchados na edição 22ª, o Guia de Vinhos do jornalista especializado Patricio Tapia, que reconhece os melhores expoentes da vitivinicultura chilena, Viña Errazuriz se destacou com louvores nos rankings da publicação entre os melhores vinhos, demonstrando sua solidez enológica. No mesmo ano a Viña Errazuriz: mais uma vez se destacou como os melhores vinhos do Chile de acordo com Robert Parker’s Wine Advocate.

A linha que provei esta semana teve seus vinhedos plantados em 1992.

Para comemorar seus 47, completados nesta quarta-feira, dia 16 de junho, o jornalista Daniel Mazola (editor-chefe do Jornal Tribuna da Imprensa Livre) recebeu alguns amigos na VinoArt, que degustaram e aprovaram os vinhos da Viña Errazuriz, de extrema qualidade e sabor. Na ordem: Gustavo Proença (advogado e professor universitário), Cacau de Brito (advogado, ex-coordenador-geral do Procon-RJ, membro do Conselho Consultivo do jornal), Daniel Mazola, Brunno Guedes (sommelier e empresário) e Siro Darlan (desembargador e diretor do Jornal Tribuna da Imprensa Livre) – Foto: Iluska Lopes

A Errazuriz Ovalle é a maior empresa familiar de vinhedos e bodegas do Chile. Localizada no Valle de Colchagua e Lontue os campos dos Vinhedos da Errazuriz Ovalle cobre uma extensão de 2500 hectares. Com vinhedos cuidadosamente irrigados por gotejamento, 2000 hectares destes vinhedos estão localizados nos Valles de Colchagua, que pertencem à família a mais de cem anos. As terras de Marchigüe que estão localizadas nos Valles de Colchagua fazem parte de uma área privilegiada com clima extraordinário e solos propícios ao cultivo da uva.

Vinhedos da Errazuriz Ovalle (Divulgação)

No Valle de Colchagua são produzidos 14 diferentes tipos de uvas que foram plantadas no início de 1994 e agora se encontram em sua máxima produção.

Os esforços da família Errazuriz Ovalle transformavam os solos de baixo valor comercial num verdadeiro núcleo de prosperidade e fonte de trabalho para milhares de pessoas, dando continuidade a uma tradição familiar que contribuí para o progresso do Chile.

VinoArt possui mais de 450 rótulos, além de cachaça, cerveja, licor, whisky, queijos e acessórios

Vamos conhecer os vinhos?

ERRAZURIZ OVALLE GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON

REGIÃO: COLCHAGUA-CHILE

UVA: CABERNET SAUVIGNON

TEOR ALCOÓLICO: 13,5%

COR: APRESENTA NOTAS DE FRUTOS ROXOS BEM MADUROS.

SEUS AROMAS: RICO EM EVOLUÇÃO E COMPLEXIDADE, COM NOTAS DE BAUNILHA E TABACO.

EM BOCA: APRESENTA UM CORPO MÉDIO E TANINOS MUITO SEDOSOS.

TEMPO DE BARRICA: APÓS A FERMENTAÇÃO, 30% DO VINHO ESTAGIA EM BARRICAS DE CARVALHO FRANCÊS DURANTE 6 MESES GARANTINDO E PRESERVANDO OS AROMAS DA PRÓPRIA UVA.

 

ERRAZURIZ OVALLE GRAN RESERVA CARMENÉRÈ

REGIÃO: COLCHAGUA-CHILE

UVA: CARMÉNÈRE

TEOR ALCOÓLICO:14%

COR: VERMELHA COM SUAVES TONALIDADES RUBI.

SEUS AROMAS: NO NARIZ APRESENTA AROMAS APIMENTADOS E DE FRUTOS PRETOS MADUROS COMO AMEIXA, REVELANDO GRANDE ELEGÂNCIA.

EM BOCA: MOSTRA-SE COM FINAL LONGO E TANINOS SUAVES.

TRAZENDO SABORES DE TABACO E COMPOTA DE MORANGO.

TEMPO DE BARRICA: APÓS A FERMENTAÇÃO, 20% DO VINHO REPOUSA EM BARRICAS DE MADEIRA AMERICANA DURANTE 6 MESES E 40% É COLOCADO EM CONTATO COM MADEIRAS DE ORIGEM FRANCESA TAMBÉM POR 6 MESES.

 

ERRAZURIZ OVALLE GRAN RESERVA MALBEC

REGIÃO: COLCHAGUA-CHILE

UVA: MALBEC

TEOR ALCOÓLICO:14%

COR: VERMELHO RUBI INTENSO COM NUANCES DE VIOLETA.

SEUS AROMAS: NO NARIZ É DOMINADO POR FRUTOS PRETOS, AROMAS DE CHOCOLATE E UM FINAL QUE LEMBRA FLORES SILVESTRES.

EM BOCA: NA BOCA APRESENTA TANINOS INTENSOS, SEDOSOS E DE GRANDE FRESCURA. TEM UM FINAL LONGO E PERSISTENTE.

TEMPO DE BARRICA: O VINHO PERMANECE EM BARRICAS DE CARVALHO FRANCÊS DE 12 A 14 MESES PARA DOMAR SEUS TANINOS E ESSE VINHO SE REVELA MUITO BEM NA TAÇA.

 

ERRAZURIZ OVALLE GRAN RESERVA SYRAH

REGIÃO: COLCHAGUA-CHILE

UVA: SYRAH

TEOR ALCOÓLICO:14%

COR: VERMELHO INTENSO, LUMINOSO, MUITO VIVO.

SEUS AROMAS: NO NARIZ É DOMINADO POR BAGAS PRETAS, AROMAS DE CAFÉ LATTE E UM INTERESSANTE COMPONENTE FLORAL.

EM BOCA: LEMBRA FRUTAS VERMELHAS, CASSIS, TABACO E CHOCOLATE PRETO. É PODEROSO E BEM ESTRUTURADO, COM TANINOS FIRMES E MADUROS E FINAL LONGO E PERSISTENTE.

TEMPO DE BARRICA: O VINHO PASSA 8 MESES EM BARRICAS DE CARVALHO FRANCÊS.

Em julho vem aí a VinoArt Ipanema, divulgaremos aqui a data de lançamento. Boa degustação e até a próxima semana!


BRUNNO GUEDES é sommelier master, empresário e Ceo da VinoArt©. Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RJ), possui o nível I da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN – Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg, é colunista especializado em vinhos do jornal Tribuna da Imprensa Livre e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.