Por Iluska Lopes

Animais ficarão em espaços sem jaulas e com integração de espécies.

Um dos mais antigos zoológicos do país está de cara nova e agora é um bioparque. Localizado na Quinta da Boa Vista, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, ao lado do prédio histórico do Museu Nacional, em São Cristóvão, zona norte carioca, o BioParque do Rio ganhou um novo conceito.

As antigas jaulas deram lugar a espaços maiores, com barreiras naturais, e os animais vão circular por recintos livres de grades, de forma a haver integração com outras espécies. Já os visitantes farão o passeio utilizando túneis, corredores e passarelas. A ideia é que o visitante possa se sentir dentro de uma grande floresta tropical.

Unindo turismo sustentável, educação, pesquisa e conservação da biodiversidade, com a preservação de mais de 40 especiais ameaçadas de extinção, o local também passa a contar com anfiteatro para atividades educativas, viveiro imersivo e uma fazendinha para interação das crianças.

De acordo com o diretor Manoel Browne, a ideia é resgatar a memória afetiva de todos que um dia visitaram o Jardim Zoológico do Rio, preservando o meio ambiente, em um espaço de pesquisa e educação ambiental.

A abertura do Bioparque será no dia 22 de março, com visitação diária, das 9h às 17h. Mas, que quiser se antecipar e ver de perto as transformações, pode acessar à página do novo Zoo na internet. De acordo com os organizadores, um percentual do valor do ingresso será destinado a ajudar no financiamento de projetos de pesquisa e bolsas de estudos. (Informações Agência Brasil)

***

9 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a hospitalidade brasileira em 2019

Marca registrada do povo brasileiro, a hospitalidade também é reconhecida pelos turistas internacionais que desembarcaram no Brasil em 2019, segundo a Pesquisa de Demanda Turística Internacional realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O Réveillon no Rio de Janeiro, do ponto de vista do Cristo Redentor (Foto: Fernando Maia/Riotur)

A pesquisa confirma o que todos já sabemos: o jeito brasileiro de receber seus visitantes internacionais é um grande diferencial do nosso país. E a avaliação, que tem escala até 10, ratificaram a excelência da hospitalidade nas cinco regiões do Brasil e em todos as nossas unidades federativas. Alguns exemplos: Santa Catarina (9,4), seguido do Rio Grande do Sul (9,2), Paraná (9,1), Rio Grande do Norte (9,1) e Alagoas (9,1). Veja a lista completa das notas médias por UF para a hospitalidade no final da matéria.

“Temos o povo mais hospitaleiro do mundo. De Norte a Sul do país os brasileiros estão sempre de braços abertos para receber brasileiros e estrangeiros. Não tem como dar errado, o lugar mais bonito do mundo tem também as pessoas mais simpáticas para o turista”, comenta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Ainda segundo o levantamento, a boa acolhida é um dos atrativos que fazem com que 95% dos ouvidos manifestem a intenção de retornar ao país e 94% recomendem o Brasil como destino. Outro achado importante e positivo da pesquisa é o fato de 86,9% dos turistas internacionais acharem que a viagem atendeu plenamente ou ainda superou as expectativas.

ESTADO HOSPITALIDADE
ALAGOAS 9,1
AMAZONAS 8,7
BAHIA 9,0
CEARÁ 8,8
DF 8,9
ESPÍRITO SANTO 8,9
GOIÁS 8,8
MINAS GERAIS 9
MATO GROSSO DO SUL 9,1
PARÁ 8,3
PERNAMBUCO 9
PARANÁ 9,1
RIO DE JANEIRO 8,9
RIO GRANDE DO NORTE 9,1
RIO GRANDE DO SUL 9,2
SANTA CATARINA 9,4
SÃO PAULO 8,9

(Informações da Ascom/MTur)


ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com