Por Iluska Lopes –
A Prefeitura de Niterói quer incentivar o uso da bicicleta para o turismo e busca saber o perfil do turista que usa esse tipo de transporte nos seus deslocamentos. O objetivo é desenvolver políticas públicas para facilitar o acesso dos ciclistas aos pontos turísticos do município e incentivar ainda mais o uso da bicicleta pelos niteroienses e visitantes. Para isso, o aplicativo Colab será usado para uma pesquisa que visa à construção de um perfil inédito do cicloturista. Desde ontem, terça-feira (23), residentes e visitantes de Niterói já podem participar da pesquisa pelo link http://consultas.colab.re/cicloturismoniteroi.
“A pesquisa integra o projeto conceitual para o Plano Municipal de Cicloturismo, que a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Urbanismo e outros setores da Prefeitura. Esse plano será uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do turismo por bicicleta em Niterói, aproveitando o enorme potencial que a cidade possui na área. O cicloturismo é um conceito amplo e que oferece soluções para alguns dos desafios atuais, como a retomada econômica de forma sustentável e social”, explica o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar ou passear utilizando a bicicleta como principal meio de transporte, e é uma maneira saudável, econômica e sustentável de se fazer turismo. (Informações O Fluminense)
***
Lançados editais para estudos de concessão de parques nacionais
Foram lançados na noite desta segunda-feira (22.02) os primeiros editais para a realização de estudos técnicos com o objetivo de subsidiar as concessões de unidades de conservação federais. A ação é um esforço conjunto entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Acesse os editais AQUI
Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão realizados no prazo de 120 dias após a assinatura do contrato.
As unidades de conservação contempladas são: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF). Nas próximas semanas, devem ser lançados editais de estudo para outras unidades de conservação federais contempladas na parceria.
Os projetos farão parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no âmbito da Presidência da República com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Os empreendimentos qualificados no PPI são tratados como prioridade nacional, devendo os órgãos e entidades envolvidos atuarem para que os processos e atos necessários à estruturação, liberação e execução do projeto ocorram de forma eficiente e econômica. (Informações da Ascom MTur e do Ministério do Meio Ambiente)
ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo