Redação

Pensando em divulgar novos escritores, a ZL Books criou o Prêmio Literatura Clarice Lispector para autores de todos os países de Língua Portuguesa. O prêmio foi idealizado pela escritora e jornalista Jô Ramos em parceria com a Editora ZL Books tem como objetivo incentivar as produções literárias dos autores que não possuem apoio institucional e governamental no seu país de origem. Pode participar qualquer autor que tenha livro lançado em países de língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail literaturatrofeu89@gmail.com

Entre os vencedores desta edição está o escritor, jornalista e desembargador Siro Darlan. (Foto: Roberto Bellonia)

Criado no ano de 2016, o Prêmio Literatura Clarice Lispector promove e valoriza não só o autor que rompe o círculo vicioso dos que promovem a cultura institucional dos países e publica suas obras individualmente, ou através de pequenas e médias editoras, mas também, todos que trabalham na feitura de um livro, e sobretudo, é um prêmio de inclusão social que valoriza escritores LGBTQIA+, negros, mulheres, indígenas e autores periféricos.

A premiação contempla diversas categorias e a seleção é feita por uma comissão indicada pelos organizadores, além de ser aberta aos países de língua portuguesa, como: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor, São Tomé e Príncipe, Macau e Guiné Equatorial.

“A iniciativa contribui para a renovação do cenário literário, além de enriquecer a cultura nacional. Nosso foco é oferecer oportunidades para que novos autores tenham seu trabalho reconhecido, além de gerar visibilidade aos mais variados gêneros literários”, ressalta Jô Ramos, idealizadora do prêmio literário. O projeto já homenageou as escritoras Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina, Adélia Prado e Clarice Lispector.

CONHEÇA O “TROFÉU LITERATURA CLARICE LISPECTOR 2021’, PREMIAÇÃO VOLTADA PARA NOVOS ESCRITORES

Jô Ramos é jornalista e escritora, criou os salões de livros de New York, Montreal, São Paulo, Rio, Lisboa, Açores e Covilhã, em Portugal, Paris e Berlim.

O Troféu Literatura Clarice Lispector – contemplou os escritores Ana Canosa – Ana Lúcia Barros de Andrade – Carolina Ferro – Fabiane Muniz da Silva – Fabricio Pupo Antunes – Gilmar de Pindoba – Helio Tinpoco – Jaqueline Brendier – Marcos Ribeiro – Margarita Diaz – Mariana Braga – Marisa Gaudio – Max Damas – Ricardo Desidério – Sheila Reis – Siro Darlan de Oliveira (foto abaixo) – Tereza Cristina Fagundes pelo livro “A conversa sobre sexualidade do adolescente na escola” (Wak Editora), como o melhor didático de 2022.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!