Por Emanuel Cancella –
Michel Temer articulou e sancionou a lei que isenta em impostos as petroleiras estrangeiras em um trilhão de reais (2).
Temer/Bolsonaro permitiram que a Shell produza 400 mil barris de petróleo por dia no Brasil sem pagar imposto algum (4). Esse petróleo é suficiente para abastecer Hong Kong com folga (3)!
Pasmem e foi Michel Temer e Bolsonaro que introduziram de forma inédita na Petrobrás a diminuição de salário. Os Petroleiros ativos e aposentados pagam por rombo em fundo de pensão, mesmo sem nunca terem sido gestor do fundo. O pagamento de rombo se chama PED – Plano de Equacionamento de Deficit.
Os petroleiros em 2019 já perdiam 40% de seus salários (5).
Tudo começou com Michel Temer: “O governo estuda flexibilizar uma norma aprovada no governo de Michel Temer que obriga fundos de pensão a adotarem medidas para equacionar desequilíbrios financeiros de planos fechados de previdência, com cobrança de contribuição suplementar de trabalhadores e aposentados no ano seguinte ao que registrar déficit” (7).
E Bolsonaro que prometeu ao então presidente do STJ, João Otavio de Noronha a indicação a ministro do STF, conseguiu através de Noronha (8):
Soltar o Queiroz o administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro e tambem foi Noronha que em decisão monocratica suspendeu 310 liminares que impediam desconto no contra cheque em dezenas de milhares de petroleiros ativos e aposentados para pagar rombo em fundo de pensão (9). E impediu novas liminares.
Por conta disso dez petroleiros já se suicidaram (6).
Fonte:
3 – https://pt.theglobaleconomy.com/Hong-Kong/oil_consumption/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo