Por Daniel Mazola e Prestes Filho –

Em função da repercussão das matérias exclusivas: “SIRO DARLAN: a Força, a Indignação e a Verdade“ “SIRO DARLAN: eu conheço a fome, eu conheço o frio, vivi a vida dos jovens e das crianças abandonadas – essa é a minha origem”, estamos publicando uma série de depoimentos e manifestações de solidariedade de diversos membros da sociedade civil sobre a “perseguição implacável” – como a maioria tem se referido ao caso – que culminou com a suspensão do exercício da função do desembargador Siro Darlan.

Nosso objetivo é transforma esse trabalho em livro ou edição especial do jornal impresso para ser distribuído gratuitamente, caso queira ou possa contribuir com algum valor, entre em contato via WhatsApp (55 21 98846-5176) ou e-mails: mazola@tribunadaimprensalivre.com / prestes@tribunadaimprensalivre.com

***

SOMOS SIRO DARLAN

Depoimentos – Parte X

#campanharestaurarverdade

ROBERTO PEREIRA é psicólogo social, foi presidente da Instituição SE ESSA RUA FOSSE MINHA e vice-presidente do INSTITUTO BRASILEIRO DE INOVAÇÕES EM SAÚDE SOCIAL.

Roberto Pereira, em 2006, recebendo das mãos do magistrado Siro Darlan o “Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos” no Museu da República

O desembargador Siro Darlan é uma referência entre os magistrados brasileiros, em especial, por sua atuação junto a população que vive em situação de exclusão social. Desde que o conheci, ainda no início dos anos 90, o Dr. Siro Darlan, na época à frente da 2a Vara da Criança e Adolescência, demonstrava um grande interesse, e se empenhava para isso, em usar as “ferramentas” do Estado para transformar e dar novas oportunidades aos jovens em “conflito com a Lei”, fomentando a abertura de espaços de reflexão e crescimento à essa população.

Sob a minha perspectiva, o Dr. Siro Darlan sempre atuou com seriedade e cumprindo rigorosamente os mandamentos éticos da magistratura. Dentro das suas atribuições, na época, enquanto responsável pela 2a Vara, sempre o vi aberto ao diálogo e preocupado em oferecer um atendimento digno à “população alvo” e seus familiares.

Vale destacar um fato relevante que vivi pessoalmente, ao lado do desembargador Siro Darlan. Momento quando o magistrado ofereceu exemplo de cidadania e profissionalismo. Quando dei início às intervenções do “Projeto Jovem LEGAL” dentro das Unidades de Acolhimento à “Jovens em Conflito com a Lei” (CRIAMs) surgiu a proposta de atuar também na Unidade “Padre Severino”, na Ilha do Governador, onde os jovens, dentro dos padrões legais, ofereciam aquilo popularmente conhecido como “maior periculosidade”. Ao contactar a então gestora, fomos informados que, por razões de gerenciamento não poderíamos atuar no local. Ao ser informado sobre essa determinação, o Dr. Siro rapidamente tomou uma decisão, nossa “entrada” se daria junto com ele por ocasião das Audiências de Custódia. E assim, a cada  visita, entrávamos juntos e enquanto essas Audiência aconteciam os jovens tinham acesso à uma “Roda de Conversa” onde, entre outras demandas, falávamos de Saúde Preventiva e Cidadania, oferecendo um raro momento de interlocução cidadã.

Na época desta parceria com o Dr. Siro Darlan, eu já desenvolvia um trabalho similar junto à população prisional da região metropolitana do Rio de Janeiro, em parceria com o DESIPE e apoiado pela MacArthur Foudation, atuando com foco especial na “Saúde Preventiva” – Projeto “TERESA – Fugindo da AIDS”, mas com uma amplitude às reflexões sobre Saúde e Cidadania junto à população privada de liberdade na Região Metropolitana.

A partir dessa experiência surgiu o convite do Dr. Siro Darlan para uma atividade similar dando ênfase à revisão de valores e promoção dos cuidados preventivos junto aos jovens do Sistema DEGASE.

***

ELIANA ROCHA OLIVEIRA LANA é professora e assistente social.

Eliana Rocha Oliveira Lana

Este país está ao avesso. Os bons são castigados e os perversos estão reinando. Dr. Siro Darlan Oliveira, quisera eu poder modificar essa injustiça contra sua pessoa. Como não posso, ao menos a denuncio. Pense como o Lula. Viveremos e venceremos. Receba todo o meu respeito e admiração.

***

IZAIAS LAURENTINO DO NASCIMENTO é professor e jornalista.

Izaias Laurentino do Nascimento

Desde sempre respeito a seriedade e o compromisso social do Dr. Siro Darlan. Homem honrado. Seu trabalho desenvolvido a frente do Núcleo de Juizado de Menores do Rio de Janeiro, enaltece todo magistrado pela repercussão social e amparo aos necessitados.
Pude atuar com Dr. Siro Darlan no desenvolvimento de um projeto social no núcleo da FAETEC na Vila Mimosa do Rio de Janeiro.  Eu fui o responsável pela implantação do Núcleo Profissionalizante e o Dr. Siro pela implantação do núcleo de Assessoria Jurídica. Orgulho-me de ter atuado com o magistrado, nesse, e em vários outros projetos.

***

Envie seu depoimento:

mazola@tribunadaimprensalivre.com

prestes@tribunadaimprensalivre.com 


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (2004/2017) e ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI; Foi Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).