Por Daniel Mazola e Prestes Filho –

Em função da repercussão das matérias exclusivas: “SIRO DARLAN: a Força, a Indignação e a Verdade“ “SIRO DARLAN: eu conheço a fome, eu conheço o frio, vivi a vida dos jovens e das crianças abandonadas – essa é a minha origem”, estamos publicando uma série de depoimentos e manifestações de solidariedade de diversos membros da sociedade civil sobre a “perseguição implacável” – como a maioria tem se referido ao caso – que culminou com a suspensão do exercício da função do desembargador Siro Darlan.

Nosso objetivo é transforma esse trabalho em livro ou edição especial do jornal impresso para ser distribuído gratuitamente, caso queira ou possa contribuir com algum valor, entre em contato via WhatsApp (55 21 98846-5176) ou e-mails: mazola@tribunadaimprensalivre.com / prestes@tribunadaimprensalivre.com

***

SOMOS SIRO DARLAN

Depoimentos – Parte XVIII

#campanharestaurarverdade

MARINETE DA SILVA é advogada e mãe da vereadora Marielle Franco.

Dona Marinete da Silva

Posso garantir e afirmar o quanto o senhor Siro Darlan é sério, o quanto tem trabalhado com compromisso e dignidade com a população, de todas as maneiras, principalmente pelo seu trabalho na magistratura como desembargador.

O desembargador Siro Darlan é um homem que certamente merece todo nosso respeito e consideração.

Destaco o enorme respeito que o Sr. Siro tem pela história da minha filha, por nossa família, por todos nós! Sempre preocupado com as injustiças que acontecem no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, sua atuação é super comprometida com as causas sociais. Estou com saudades da sua presença Siro, em breve tudo ficará bem, se Deus quiser, e vamos novamente nos encontrar para tomar um café. Força Siro!

***

RUMBA GABRIEL é jornalista, teólogo, bacharel em Direito, compositor da Mangueira, fundador do Portal Favelas e do Movimento Popular de Favelas.

Rumba Gabriel

Siro Darlan, o juiz dos nossos territórios! O Judiciário brasileiro sempre foi branco, defensor do coronelismo que não quer largar as rédeas deste poder. Todos aqueles que ousam promover uma mudança dentro dos nossos territórios, pobres, favelados, são encaminhados para as penitenciárias, que vão se abarrotando. Mas Siro Darlan é uma diferença nesse setor, entre Ministério Público e o Judiciário, ele surge como um grande anjo para proteger as nossas crianças, os nossos adolescentes e os nossos jovens.

Claro que seria também condenado à morte, como todos nós que sempre ousamos modificar essa situação, pois precisamos de cidadania, porque nós nunca tivemos e somos chamados sempre de ousados, ousado só porque queremos cidadania, imagina isso… eles acham que nós temos que continuar sendo serviçais. Chegaria o momento em que o Dr. Siro Darlan teria que “pagar” por tudo isso que vem fazendo dentro do Judiciário a nosso favor, porque a intenção do Judiciário branco e desse Ministério Público branco é oficializar, credenciar, todas as demandas sentenciais para que ninguém possa contestar e serem jogados no cárcere. Isso porque não podem nos levar para o Pelourinho, hoje não podem nos levar para o tronco por conta da dignidade da pessoa humana, que é constitucional.

Eu sabia que em algum momento na vida, Siro Darlan iria pagar por isso, mas nós estamos atentos, somos todos seus guerreiros, as favelas precisam de você, as favelas contam contigo, uma maioria esmagadora de pessoas de bem.

Os capitães-do-mato a partir de uma Secretaria louca de insegurança pública insiste em dizer que aqui nas favelas está a produção das drogas, da fabricação das armas, então todos nós estamos condenados, somos coniventes com o tráfico de drogas, que não existe, o que tem é o comercio varejista e ilegal de drogas, e Siro Darlan defende a nossa cidadania, defende nossas crianças e adolescentes, estamos com você Siro Darlan!

Essa cruz é pesada mas tem a ressurreição, conte conosco, as favelas estão contigo!

***

Envie seu depoimento:

mazola@tribunadaimprensalivre.com

prestes@tribunadaimprensalivre.com 

Assine a nota pública de defesa da independência funcional do desembargador Siro Darlan: http://chng.it/4zLKk5xPVj


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (2004/2017) e ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI; Foi Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).