Redação

Em virtude da pandemia da Covid-19 e as consequentes dificuldades econômicas enfrentadas por micro, pequenas e médias empresas, o Sistema Sicoob Rio está oferecendo linhas de crédito emergenciais aos seus associados e a empresas indicadas por instituições parceiras, como o Sebrae Rio e a Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio). Com condições diferenciadas, as cooperativas vinculadas ao grupo – que faz parte do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o maior desse setor no país – dispõem de um substancial pacote de serviços que contempla, inclusive, a prorrogação de prazo para operações de crédito feitas antes da pandemia.

A oferta de linhas de crédito emergenciais para micro, pequenas e médias empresas reforça o Sicoob como instituição financeira comprometida com o desenvolvimento social, como explica a diretora Operacional do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge. “Estamos nos dedicando a um público muitas vezes desassistido, especialmente nesse período da pandemia da Covid-19. Nossas ações firmam o nosso propósito, que é conectar pessoas para promover a justiça financeira e prosperidade”, diz.

Além das empresas já associadas às cooperativas do Sicoob Rio, podem ter acesso aos créditos emergenciais as cooperativas vinculadas ao Sescoop/OCB, os franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF Rio), e as entidades indicadas pelo Sebrae Rio. A reestruturação das operações de crédito, como prorrogação de prazos, por exemplo, depende de análises de risco individuais de cada companhia, permitindo, assim, uma maior flexibilidade para a negociação.

“Nosso objetivo é contribuir para que as empresas possam passar por essa fase de retração econômica com fôlego. A missão de uma cooperativa é estar ao lado dos seus associados auxiliando nossa comunidade e o entorno dela”, afirma o gerente de crédito do Sicoob Central Rio, George Figueiredo.

Empresas que têm folha de pagamento vinculada ao Sicoob podem financiar estes vencimentos via linha de financiamento oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), com prazo de 36 meses (com seis meses de carência), valor de dois salários mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano.

As empresas do Estado do Rio ainda não são associadas e que têm interesse nas linhas de crédito disponíveis nas cooperativas podem obter informações no site do Sicoob Rio, no link: https://www.sicoobrio.com.br/


Fonte: BR Cooperativo