Iluska Lopes –
O maior sistema financeiro cooperativo do país, o Sicoob ultrapassou a marca de 5 milhões de cooperados, está presente em todos os estados do Brasil e ocupa a 45ª posição entre os maiores grupos empresariais nacionais.
Os bancos tradicionais, em geral, são controlados por um grupo de acionistas que visam o lucro próprio. As cooperativas financeiras, por outro lado, são constituídas pelos próprios cooperados para atender seus interesses. Assim, todos os associados têm participação econômica na instituição, adquirindo quotas do negócio ao associar-se.
Além disso, nas cooperativas, cada cooperado tem um voto. As decisões são tomadas de forma democrática, em Assembleias Gerais, por todos aqueles que usufruem dos produtos e serviços financeiros da cooperativa, os cooperados (que são, simultaneamente, os donos do negócio).
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE , o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, é responsável pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.
Participação nos resultados e interesse pela comunidade
Segundo o Dr. Angelo Galatoli, Diretor Presidente do Sicoob Coopvale – sistema de cooperativa de crédito fundado em 1968 com o apoio da antiga Companhia Vale do Rio Doce, “o Sicoob oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com atendimento diferenciado e muitas vantagens, como a de ser dono do negócio e participar dos resultados. Por isso, as taxas e juros são menores e os benefícios retornam para o seu bolso. Assim já passamos os 5 milhões de cooperados“. E conclui:
É notável a relevância do Sicoob no sentido de promover o acesso mais facilitado ao crédito, incentivando uma melhor distribuição de renda e favorecendo a movimentação econômica de uma forma geral.
As instituições cooperativistas também tem papel significativo no desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas, devido aos próprios princípios que guiam o cooperativismo. Sua diretriz é promover a “Educação, formação e informação”, e manter o “Interesse pela Comunidade”, que orienta as instituições a criarem soluções de negócios e apoiarem ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas, respeitando as peculiaridades sociais e a vocação econômica local.
Veja também a entrevista exclusiva que o Dr. Angelo Galatoli concedeu ao jornalista Daniel Mazola para o programa Tribuna na TV, em fevereiro desse ano.
Destino dos Sonhos
Com o Sicoob você tem mais opções de escolha na hora de viajar, acumulando pontos o cooperado fica mais perto de conhecer o tão sonhado destino, ao mesmo tempo colabora com a retomada da economia do turismo impactada pela pandemia. (Com informações do Sicoob)
Saiba mais: Sicoob Coopvale
ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo