Redação

Devido à baixa demanda nos mercados, a capacidade de armazenamento das empresas de petróleo dos EUA entrou em colapso.

Donald Trump anunciou na quarta-feira que seu governo tornará público em breve um plano para ajudar as empresas petrolíferas americanas, a fim de drenar o crescente excesso de petróleo que eles não têm mais onde guardar. O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, anunciou que o Estado pode ficar encarregado de armazenar milhões de barris a mais, embora sem especificar onde as autoridades pretendem depositá-lo.

“Também estamos explorando a capacidade potencial de armazenar centenas de milhões de barris a mais, por isso estamos considerando muitas opções diferentes”, disse Mnuchin durante uma conferência de imprensa da Casa Branca sobre o impacto da nova pandemia de coronavírus no setor.

O alto funcionário explicou que uma equipe de especialistas dos departamentos do Tesouro e da  Energia está focada em encontrar possíveis variantes de armazenamento.

No momento, na Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA – a maior do mundo, com capacidade de cerca de 714 milhões de barris – existem cerca de 636 milhões de barris de petróleo bruto. Nesta semana, a Bloomberg informou que o Departamento de Energia desenvolveu arrendamentos de espaços para cerca de 23 milhões de barris na Reserva Estratégica.

A baixa demanda mundial de petróleo nos dias de hoje causou o acúmulo do produto em armazéns e navios petroleiros, e os produtores dos EUA não têm mais lugares para armazená-lo, aguardando clientes e a retomada das vendas.


Fonte: RT