Por Emanuel Cancella –
A ladainha da República de Curitiba: Juiz Danilo Pereira Júnior, que assinou soltura de Lula durante prisão ilegal em 2019, deve assumir 13ª Vara da Lava Jato em Curitiba (1). O juiz Danilo apenas cumpriu decisão do STF soltando Lula.
Enquanto isso, o atual titular da 13ª Vara, o juiz federal afastado Eduardo Appio, também aguarda homologação pelo TRF-4 para assumir a titularidade da 18ª Vara de Curitiba. O juiz Eduardo Appio recorreu ao STF para retornar à 13ª Vara Federal de Curitiba (3).
Lembrando que deram um jeito de afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara de Curitiba, logo depois de ele realizar audiência virtual com o advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, que declarou e que conseguia provar que pagou a Moro e Dallagnol, para não ser preso, US$ 612 mil (6,7).
Diante da declaração bombástica, o juiz Appio encerrou a audiência e mandou a Polícia Federal apurar a extorsão de Moro e Dallagnol e mandou o processo para o STF, já que ambos, Moro e Dallagnol, possuíam foro privilegiado, por serem parlamentares (6).
Essa denúncia de Tacla Duran foi há anos, mas seguia escondida. Moro, na época, tinha chamado Tacla Duran de aventureiro e fora da lei, mas foi o jornalista Luis Nassif quem publicou: “Duran fez depósito na conta da advogada Rosângela Moro, esposa do juiz Moro (5)!
Assim Appio, querendo esclarecer o caso, foi afastado desde maio devido a um processo disciplinar, mas fez um acordo para que sua transferência acontecesse sem punições (1).
Conseguiram afastar Eduardo Appio acusando-o de uma suposta ameaça a Paulo Malucelli, através de áudio. Só que Paulo Malucelli é nada menos que sócio de Moro e também seu genro. E o mais grave, a perícia diz que a voz da suposta ameaça não é do juiz Eduardo Appio (2).
O CNJ e o TRF-4 anunciam que o juiz Eduardo Appio fez acordo, voltará aos tribunais, porém não voltará mais a 13ª vara de Curitiba(4).
Na verdade, a República de Curitiba continua blindando Moro e Dallagnol.
Fonte:
3 – https://www.youtube.com/watch?v=nYheBSNp4P8
5 – https://jornalggn.com.br/politica/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo