Por Edimea Teixeira –
A cidade do Rio de Janeiro conta com vários dos principais e mais procurados hotéis do Brasil, na reportagem de hoje (23) sobre a retomado e as perspectivas do turismo brasileiro, trago as observações de dois importantes profissionais da hotelaria carioca: José Manuel Caamaño (Diretor Comercial do Hotel Regina, um dos mais tradicionais e glamourosos do Rio) e Mônica Aguiar (Gerente Geral do Copa Sul Hotel, reconhecido como “sua casa na praia” mais famosa do mundo, com charme e sofisticação).
Conscientes do nosso papel, elaboramos um Plano Editorial em Defesa da Economia do Turismo para contribuir com a retomada da economia nacional no processo de recuperação da crise acarretada pelo coronavírus. Volto a lembrar que nosso potencial turístico é imenso e incomparável com qualquer outro destino no planeta, se houvesse um melhor planejamento estratégico para o setor, certamente nossa economia chegaria a patamares de primeiro mundo.
***
Hotel Regina
Rio de Janeiro (RJ)
“Passamos por um momento muito difícil entre abril e junho, mas em julho começou a reação dos hoteleiros do Rio e adotando os necessários protocolos de segurança, começamos a fazer estímulos de turismo rodoviário, principalmente para quem vem de carro do interior do estado e de cidades mais próximas como a capital São Paulo e Belo Horizonte. Isso acabou ajudando, e os hotéis que possuem garagem levaram vantagem nesse momento.
A grande maioria dos hotéis já possui o selo estadual da Secretaria de Saúde, e foram aprovados por cumprirem os protocolos de segurança e higienização, o nosso pode ser visto no site do hotel: hotelregina.com.br
Alguns dos nossos hotéis exclusivos estão trabalhando com material descartável, assim o cliente fica efetivamente ainda mais seguro. Os elevadores só podem ser utilizados com no máximo 3 pessoas, também redobramos a atenção com tudo que seja relacionado ao consumo e preparo dos alimentos. Criamos uma nova logística para embarque e desembarque de automóveis e também para estacionar, em todas as áreas os funcionários estão com seus EPIs (Equipamentos de Segurança do Trabalho), devidamente uniformizados com avental descartável, óculos, máscara, álcool gel, e também contamos com uma praça de higienização das malas no Hotel Regina.
Após todos esses investimentos a ocupação começou a subir levemente, ainda longe do ideal, mas alguns segmentos não podem parar, como petróleo, energia e outros que seguem avançando, senão a economia para. Nós acreditamos realmente que só com a vacina as coisas voltarão ao normal, mas ainda vai levar algum tempo. Alguns hotéis que seguem fechados só reabrem em janeiro, no meio do verão, estamos sendo prejudicados com a falta do Reveillon, do Carnaval, e por não ocorrerem jogos de futebol com público nos estádios, que também atrai muita gente de todo Brasil. Esses são alguns dos fatores negativos.
O quadro de funcionários foi reduzido, a arrumação dos quartos agora é realizada a cada 4 dias, ou então na saída dos hóspedes, mensageiros por exemplo é uma função que praticamente não tem no momento, o próprio hóspede está levando sua mala. Foi feito um acordo com o Sindicato dos Empregados, concederam uma licença para o funcionário não perder o emprego enquanto o fluxo de hóspedes não volta a normalidade.
O foco é a venda do destino Rio, com várias promoções, e alertando sempre para seguirem devidamente os protocolos de segurança. É muito importante frisar a reabertura de alguns pontos turísticos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Roda Gigante, entre outros, o que ajudou muito. O problema continua sendo a praia, mas nesse momento é necessário não ter aglomeração.
Temos que seguir na retomada aos poucos e com cautela, acreditamos que em janeiro a pandemia já esteja branda, e a partir do segundo semestre do ano que vem, se tudo der certo, o movimento vai começar a ser real, outro problema sério que tivemos foi o aéreo, praticamente sumiu nesses 4 meses, e agora aos poucos está voltando.
O turismo de negócios – forte de março a novembro no Rio – e a cadeia produtiva seguem existindo e operando, mesmo tendo muita gente trabalhando em home office, muitos negócios tem que ser feitos presencialmente. Basicamente é isso, estamos juntos nessa retomada para que tudo volte a normalidade e melhore para todos nós!“
Reservas: + 55 21 3289-9999 / E-mail: reservas@hotelregina.com.br
Acesse: https://www.hotelregina.com.br/ – @hotelreginario
***
Copa Sul Hotel
Rio de Janeiro (RJ)
“Estamos vendo este processo de retomada com bons olhos, os resultados de ocupação estão crescendo a cada dia, o que nos faz pensar de forma otimista!
Em março quando a pandemia iniciou, nos envolvemos com o projeto “Hotéis Solidários” com a participação de 3 hotéis, o FIS (Fórum Inovação e Saúde) e o Instituto da Criança, com a finalidade de receber todos os profissionais da área da saúde que estavam na linha de frente no combate da Covid-19, para que eles pudessem descansar com conforto e segurança após seus plantões, protegendo assim suas vidas e consequentemente de suas famílias.
Nosso intuito sempre foi ajudar esta campanha e como legado recebemos um grande aprendizado na área de protocolos de segurança, fomos treinados por uma empresa renomada na área de segurança hospitalar (IBKL) com mais de 17 anos de experiência em capacitação prática de profissionais de saúde.
Com o encerramento da campanha no início de junho, o Copa Sul Hotel voltou a atender seus clientes de forma geral, podendo colocar em prática todo esse aprendizado. E de lá pra cá, nos sentimos cada vez mais preparados e adequados aos novos protocolos.
Criamos o nosso próprio manual de protocolos e procedimentos assim como, nossa política “SAFE STAY” onde temos um compromisso com um serviço ainda mais seguro e sob as chancelas do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro.
Hoje nos sentimos preparados e nossos colaboradores devidamente treinados com total comprometimento para termos a confiança dos nossos hóspedes garantindo a eles segurança e bem estar!
As perspectivas para 2021 são positivas, uma vez que a maioria das nossas reservas não foram canceladas e sim transferidas para o próximo ano. Os grandes eventos no calendário de 2020 na cidade do Rio também foram alterados para 2021, teremos a regularização dos voos e um aumento na procura pelos viajantes provenientes de uma demanda reprimida.
Esperamos ter o privilégio de receber os leitores do jornal Tribuna da Imprensa Livre em nosso hotel localizado entre Copacabana e Ipanema. A sua casa de praia no Rio de Janeiro!“
Reservas: +55 21 3202 9450 / E-mail: copasul@copasul.com.br
Acesse: wwww.copasul.com.br – @hotelcopasul – facebook.com/hotelcopasul
Leia também:
- Hotéis nordestinos respeitam protocolos e ocupação cresce
- Agentes de viagens consideram 2021 o ano do turismo brasileiro
- Santa Catarina é certificado como um dos destinos mais seguros do Brasil
- Mercado reage positivamente a retomada, avaliam Operadora Del Bianco e Prymexx Seguros
- Turismo tem retomada surpreendente na Serra Gaúcha e no Nordeste
- Retomada é avaliada positivamente por profissionais de turismo do Nordeste
- Retomada: Perspectivas e estratégias dos profissionais de turismo
- Jornalismo em Defesa do Turismo Brasileiro
- Conservatória tem ótimos hotéis e pousadas próximo às capitais de SP, RJ e MG com segurança e isolamento
- Pesquisa do Waze aponta preferência por destinos nacionais no pós-pandemia
Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação
EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo