Por Bolivar Meirelles

Acabar com as Forças Armadas mas…permanecer com “Democracia” Burguesa… Alvo distorcido de uma pequena burguesia reformista. Com até aparência de esquerda. Reformar o Sistema Capitalista. Vontade não é realidade. Irritantes questionamentos de uma pequena burguesia, coisa de permanecer com suas vantagens pecuniárias em uma Sociedade de Classes que, em verdade, não desejam superadas. Teóricos, até fantasiados de esquerda pululam ao “bel prazer”. Ouvidos receptivos de seus argumentos sobre o remendo “adequado” daqueles que, nada essencial querem mudar.

Você quer uma Sociedade onde um Professor Universitário não ganhe tão mais que um operário? Imediatamente surgirão várias argumentações lógicas, de uma racionalidade cartesiana a explicar. Um médico cobrar quase, ou mesmo, mais que um salário mínimo por consulta, o tempo de estudo (naturalmente escondida a situação de classe que lhe permitiu trilhar tal carreira) exploração sobre exploração. Repetir o quadro social que vivenciamos.

Estudamos porque temos. Estado… privilegiados de um Sociedade de Classes beneficiadas. Reformar sim, não mudar a essência da Sociedade de Classes…alvo reformista. Cirzir a calça velha… O Sistema de exploração capitalista.

Vamos a essência. Acabar com Forças Armadas, caras na essência. Mais caro ainda o Sistema Capitalista que as faz necessárias. No Brasil, nos EUA, na China, na Rússia, em Israel, e… vejam,… até em Cuba.

Como não ter Forças Armadas num mundo de fronteiras? Sociedade de classes ou perigo permanente?

Reformar…manter direitos da Classe Dominante. Reformar sem mudar a essência. Médicos caros, dentistas caros, advogados caros, professores universitários recebendo muito mais que os do ensino fundamental. Quem, das camadas médias altas estaria disposto a abrir mão de seus “direitos”? Civis e Militares? 5 salários mínimos diferenciais… topariam? Revolução para valer. Término de privilégios,… de privilegiados. Reformismo findo. Revolução para valer. Fim de fronteiras. Acabar com Estados Nacionais. Acabar com Sociedade de Classes. Uf!…fim de fronteiras, de Forças Armadas…de privilégios das camadas médias altas. Fim do Capitalismo. Necessidades supridas. Fim de necessitados. Aí sim, bombas destruídas, armas destruídas, Forças Armadas acabadas. Como reformistas? Filósofos do remendo…?

O mundo seria outro. Revolucionado porque acabada a exploração. Capitalismo…? Jamais…(sonho de uma noite de verão?). Fim de Forças Armadas. Saúde popular, ensino popular implantados para valer. Remunerações bem divididas, alimentação, vestuário, residências. Tudo suprido. É…reformistas, vocês também teriam de perder alguma parcela… Abrirão mão?


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do Caminhando Jornal TV (TVC-Rio).