Por Bolivar Meirelles –

Não dá. Não dá mesmo. Esse “papo furado” de que as Forças Armadas têm de escolher Ministro da Defesa… não deu certo.

Quem defende ou confraterniza, mesmo que no verbo, com militaristas/fascistas… não serve para Ministro da Defesa. O Sr. José Múcio deseja se dar “com Deus e o Diabo”… Verdade que, seguida a lógica religiosa,… Deus criou o Diabo. “Duas faces da mesma moeda”…ou explicação para a incompetência divina. Quem sabe? Da inexistência mesmo… A “Terra do Sol” vê-se vítima dela mesma. Será? Sério? Seria? Seriado imaginário?… Contingência ou não mero acaso, violência “in extremis” no Brasil? Antes “Terra de Santa Cruz”. Hoje “Terra de Senta a Pua”? Energia necessária. Tempos previstos mas não superados. Discutir se o Ministro da Defesa é civil ou militar é, para mim, profundamente, secundário, até já caí nessa…

Francamente, hoje, nesse 8 de janeiro de 2023, que foi ontem…Preferiria, francamente, um Marechal Henrique Teixeira Lot ou, (quem sabe?) um redivivo Marechal Floriano Peixoto à frente das Forças Armadas Brasileiras. Um civil José Múcio, “amigo de todos”…isso não dá. Não gosto de chamar pessoa humana de “isso”… desculpem-me, foi o que me veio à cabeça, ao cérebro, é claro. A cabeça inclui essa caixa protetora do frágil forte órgão pensador. Mérito sem emérito não dá. Necessidade indiscutível do exercício biológico…mas do social e do institucional também. Mãe frouxa, só carinhos também não dá, relaxa a educação para o viver de seus filhos em sociedade concreta. Imagine! Chefes, Ministros, Comandantes? Não podem ser frouxos.

“A disciplina militar prestante
Não se aprende, Senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando”.

É, Luis de Camões, presente.

Uma coisa é serem as Forças Armadas subordinadas ao Poder Civil…outra o comando frouxo. Ministro da Defesa que deseja ser amiguinho de Lula e de Bolsonaro… não presta…que me desculpem. Começo por aí. Substituição rápida desse Ministro da Defesa. Por Ministro da Defesa e Comandantes Militares disciplinadores. A intervenção federal no Distrito Federal, decisão certa. Espero que o Ministro do Supremo Alexandre de Moraes, identifique, rápido como costuma ser, os mandantes do crime. Tem sim, civis e militares de alta patente envolvidos no crime do capitão Jair Messias Bolsonaro e de bolsonaristas em Brasília nesse 8 de janeiro de 2023. Fato inédito no Brasil. A invasão do Capitólio por comandados do Trump ensejou o crime no Brasil. Os prédios dos três Poderes invadidos no Brasil…

A mente de alguns destacados jornalistas da Rede Globo… destaques ao inadmissível membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira e ao “Sociólogo” Demétrio Magnoli…vacilam como pêndulos oportunistas…Na realidade, ambos, serviçais da classe dominante e do Império Norteamericano…

Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, não vacile, quem foi eleito foi Vossa Excelência. Seu principal eleitor foi o Povo Carente, em afeto e em recursos para sobreviver. Defender o Povo Brasileiro e o Patrimônio Nacional é sua tarefa principal. Por um Brasil livre, pelo meio ambiente, saúde e educação. Por um Brasil cada vez mais Democrático e Igualitário, sem racismo, sem misoginia, sem discriminação às diversas formas de amor. Vivam as crianças pobres! Os povos indígenas! Os animais selvagens e a pacífica cadelinha Resistência… Quem sabe? Vossa Excelência poderá vir a ser um exemplo inicial para uma Pátria Imensa, sem fronteiras?

Um dia, talvez, o ser humano se veja unido no planeta Terra ou no Universal Espaço Sideral onde o Brasil de hoje, como foi o do Tratado de Tordesilhas ontem, seja até com novo nome, o espaço vivencial da humanidade e da natureza.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!