Por Barreto Mendonça

O calendário do futebol Brasileiro será muito afetado.

É bem provável que os campeonatos só retornem dentro de 4 meses. Se isso acontecer (paralisação de 120 dias) a CBF vai ter que rebolar e muito, pois eles já haviam anunciado que esticariam o calendário até 28 de dezembro.

Segundo infectologistas, o surto do coronavírus está apenas no início e dentro de 45 dias é que estará fazendo estragos na saúde de todos os brasileiros. Não vejo como os campeonatos regionais possam resistir e espero que a FERJ já esteja tomando medidas para tentar ao menos, chegar a um final de campeonato que atenda a todos.

O Flamengo divulgou nota de que retorna suas atividades no CT na próxima segunda-feira (23), mas duvido muito que isso aconteça.

Certamente Flu, Bota, Vasco e os pequenos do RJ, também, devem ficar parados por muitos dias ou meses.

Será que ainda acontecerá a Olimpíada do Japão? Preocupações e dúvidas segue em todo o mundo esportivo…

***

Conmebol adia Copa América para 2021

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na manhã desta terça-feira (17) o adiamento da 47ª edição da  Copa América  para  2021. Inicialmente a competição estava prevista para ser realizada no período de 12 de junho a 12 de julho na Argentina e na Colômbia. A nova data do torneio já foi definida: acontecerá entre 11 de junho a 11 de julho de 2021.

A decisão foi tomada por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)  por países da América do Sul nos últimos dias. “Um evento desta magnitude merece que toda a atenção e esforço sejam concentrados em sua organização, uma prioridade que hoje fica em segundo plano para proteger a saúde e a segurança das seleções nacionais, torcedores, mídia e cidades-sede”, afirmou a organização em comunicado. (informações Agência Brasil)

***

Leandro, parabéns!

Parabéns ao melhor lateral direito que já jogou no Mengão. Hoje (17) José Leandro de Souza Ferreira (Cabo Frio, 17 de março de 1959), ou simplesmente Leandro, completa 61 anos de vida.

CARREIRA – Dedicou toda a sua carreira ao Flamengo, desde as categorias de base, entre 1976 e 1978, até os últimos dias dela em 1990.

Rubro-negro de coração, foi um lateral-direito muito técnico, que apoiava bastante o ataque, mas que também marcava atrás com eficiência. Participou da era gloriosa do Flamengo, que sob o comando de Zico, conquistou no início dos anos 80 três Campeonatos Brasileiros, a Copa União, a Copa Libertadores da América de 1981 e a Copa Europeia/Sul-Americana de 1981.

Em 1985, em virtude de um série de contusões nos joelhos, Leandro passou a jogar como zagueiro e, nesta nova posição, fez parte do time rubro-negro campeão do Módulo Verde (Copa União) em 1987.

Encerrou sua carreira precocemente em 1990, contabilizando 415 jogos e 14 gols marcados com a camisa rubro-negra. Durante seus onze anos como atleta profissional, Leandro atuou em todas as funções no time do Flamengo, exceto a de goleiro.

SELEÇÃO – Considerado por muitos jogadores, treinadores e críticos esportivos como o maior lateral-direito que o Brasil já produziu, Leandro também integrou a maravilhosa Seleção Brasileira, que disputou a Copa do Mundo de 1982.

Mesmo com suas constantes lesões, Leandro foi convocado por Telê Santana para a Copa do Mundo de 1986. Entretanto, durante os preparativos para a competição, Leandro e Renato Gaúcho escaparam da concentração da Seleção para curtir a noite belo-horizontina (A Seleção estava hospedada na Toca da Raposa). No retorno, Leandro não conseguiu escalar o muro e, em solidariedade ao companheiro, Renato também permaneceu do lado de fora. Em seguida, Telê cortou Renato do grupo, mas manteve o nome de Leandro. Retribuindo o gesto de solidariedade, Leandro recusou-se a participar daquela Copa.

Após sua aposentadoria da carreira como futebolista, Leandro passou a dedicar-se ao ramo empresarial, fundando a Pousada do Leandro em sua cidade natal, Cabo Frio.

***

Zagueiro que estava no Flamengo é contratado pelo Coritiba

O zagueiro estava no Flamengo desde o ano passado e fez um gol. Ele foi para o Rubro-negro após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 pelo Primavera-SP. Ele fica no Coxa até o final do Ano.


BARRETO MENDONÇA – Jornalista, influenciador digital, colunista e subeditor de Esportes do jornal Tribuna da Imprensa Livre.