Por Michelle Meneses

“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.’ (Bertolt Brecht)

Com aproximação das Eleições a corrida contra o tempo se intensifica entre os candidatos e a agitação dos bastidores da política é frenética.

O tabuleiro do jogo político está embolado na mais importante cidade brasileira com Ricardo Nunes(MDB-SP), Guilherme Boulos ( PSOL-SP) e Pablo Marçal ( PRTB-SP) disputando a ida para o 2° turno na cidade de São Paulo.

Certamente as Eleições municipais de 2024 serão tensas e muito disputadas, principalmente nas capitais brasileiras.

Os ânimos já estão exaltados e a temperatura da tensão eleitoral aumenta com a proximidade do pleito.

A intolerância é visível e muitas vezes estimulada pelos apoiadores e pelo próprio candidato, como é o caso de Pablo Marçal, um exemplo de propagador da violência na política, onde o Medo, os Insultos , Agressões e o Discurso de ódio são promovidos com o único objetivo de tornar caótico o processo eleitoral.

A sociedade civil brasileira deve redobrar sua atenção a todo e qualquer movimento que seja feito para fragilizar ou até mesmo golpear nossa jovem Democracia.

Ditadores, Golpistas, Autocratas e Extremistas são usurpadores do Poder, que muitas vezes se utilizam do próprio sistema político para corroer os preceitos basilares da democracia, desacreditando e até mesmo sabotando o regime democrático; com o único objetivo de alcançar ou se manter a todo custo no Poder, para assim, satisfazer seus interesses pessoais.

Não podemos tolerar representantes políticos que usam a política para promover o discurso de ódio, ofensas, violência e principalmente Fake News que alimentam a sua turba de fanáticos seguidores; e que atacam covardemente a Democracia brasileira.

Bolsonaro, O Pior Cabo Eleitoral

Para refrescar a memória do eleitorado brasileiro: Os Candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro nas Eleições de 2020 foram derrotados , apenas 2 candidatos de 13 candidatos apoiados pelo então Presidente saíram vitoriosos!

Diante desse quadro minguado de Prefeitos eleitos em 2020, não se pode falar que nas Eleições municipais de 2024, Bolsonaro, agora INELEGÍVEL e INDICIADO terá alguma importância e peso político para eleger seus candidatos.

Nas eleições municipais de 2020, Bolsonaro usou e abusou de seu Poder como Presidente , fazendo “lives” dentro do Palácio da Alvorada para pedir votos para 13 candidatos a Prefeito, sendo que somente 2 foram eleitos!!Nas cidades/capitais: São Paulo( Celso Russomano, Fortaleza (Capitão Wagner), Rio de Janeiro (Marcelo Crivella) e Manaus (Coronel Menezes) todos candidatos apoiados ostensivamente por Bolsonaro, foram DERROTADOS.

Em relação à Câmara Municipal: “Dos 45 vereadores apoiados em 27 cidades, 10 se elegeram e 35 não se elegeram.”

Bolsonaro é um Golpista, um político enfraquecido, sem prestígio internacional, um Autoritário, adorador de torturador, que fala para sua bolha de apoiadores fanáticos da seita extremista bolsonarista!

A mídia brasileira, especialmente a imprensa tradicional precisa colocar Bolsonaro no lugar que lhe é devido : Um político corrupto e golpista que responde a vários processos judiciais, e que está INELEGÍVEL por 8 longos  anos.

Bolsonaro é um político Inepto não tem capacidade para ser o Líder de uma oposição contra o Governo Lula e muito menos cabo eleitoral.

A extrema direita Bolsonarista e Fascista vive para alimentar seus seguidores com Fake News e incitando atos golpistas contra a Democracia brasileira.

O Inelegível Bolsonaro mesmo enfraquecido politicamente e acuado com os muitos processos judiciais que enfrenta, está percorrendo o país para tentar alavancar os candidatos do seu partido ( PL).

Jair Bolsonaro é o cabo eleitoral mais tóxico para qualquer candidato!

São as Prefeituras que mais sofrem com a falta de recursos para a implementação de políticas públicas para melhorar sua infraestrutura e a qualidade de vida da população de seus municípios.

A ideologia da extrema direita não alimenta e nem constrói cidades prósperas.

Cada vez que nos omitimos ou votamos sem responsabilidade, figuras grotescas surgem na política brasileira, deixando o debate violento, vulgar, vazio e empobrecido ; e os malfeitores da vida pública rondam a política, tal qual o urubu ronda a carniça para matar a fome!!

O eleitor brasileiro precisa ter mais compromisso, respeito e responsabilidade na hora de Votar.

A política não é ruim, mas sim os representes que elegemos é que não estão à altura e aptos para exercerem seus cargos em prol da população.

A política não deve ser usada para satisfazer os interesses pessoais dos representantes políticos, mas sim para cuidar e promover o bem estar de toda a população.

Faça Valer o seu VOTO

Vote consciente, pesquise sobre a vida profissional e pessoal dos seus candidatos; pesquise sobre seus projetos e atividade parlamentar ( caso já exerça um mandato eletivo).

📍Vote com Responsabilidade

📍Vote com Compromisso

📍Vote com Consciência

📍Vote no candidato que apresente projetos e soluções para melhorar a sua cidade e a qualidade de vida da população.

O Voto é a nossa melhor arma contra aberrações políticas produzidas pela extrema direita Fascista.

A eleição para prefeito e vereador é a oportunidade para que os eleitores brasileiros possam escolher o rumo de suas cidades e suas vidas.

Não podemos nos omitir, a participação da sociedade de forma consciente e efetiva será fundamental para que as eleições transcorram com tranquilidade e de maneira mais democrática.

Votar é o exercício da cidadania mais importante dentro de uma Democracia.

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!